Navegar para Cima

Notícias

Pedagogia de projetos: um olhar atento para novas possibilidades

30/06/2021
 
A partir de suas vivências e interesses, crianças da Educação Infantil são convidadas a sugerir temáticas para projetos que se tornam importantes aliados da aprendizagem

​​​​​Em nosso fazer diário, acreditamos em uma infância onde as crianças são compreendidas em sua potencialidade. Por isso, no Marista Roque, utilizamos a pedagogia de projetos durante o processo de ensino e aprendizagem, como importante possibilidade de contemplar uma visão multifacetada do conhecimento, da criatividade e da imaginação.

Conforme a educadora do Nível 3B, Lidiane Rodrigues, as crianças são incentivadas e desafiadas a sugerirem propostas a partir de suas vivências e interesses. Após, o assunto é explorado com muita intencionalidade, possibilitando que elas relacionem a temática com fatos reais de seu cotidiano. “Atualmente, nosso projeto é sobre a ave João-de-barro. As crianças participam de todo o processo: escolha do tema, confeccionam materiais informativos para o território temático, utilizam a linguagem gráfica para comunicar as informações adquiridas, investigações e descobertas durante a realização do mesmo", explica.

Para a educadora do Nível 3A, Luana Alves, desenvolver um projeto pedagógico com enfoque nas artes, é como abrir um leque de possibilidades de aprendizagens significativas, bem como favorece o estímulo e o acesso à cultura. “O projeto A arte de criar e recriar tudo que é belo surgiu a partir de um questionamento simples: arte é apenas uma pintura de quadros? Ao invés de darmos uma resposta pronta, decidimos pesquisar juntos, começando pelos campos musicais e das artes plásticas", afirma. ​

Educação Infantil_projetos (1).jpg

Uma “travessia" segura e feliz

Através do olhar atento e sensível do educador, é possível oportunizar o avanço das múltiplas linguagens e habilidades desenvolvidas ao longo de toda a Educação Infantil. É nesse sentido, de maneira lúdica e acolhedora, que ocorre a transição para os Anos Iniciais. Segundo a Orientadora Educacional, Luciana Figueiró, todo “novo ano" é repleto de desafios e novidades. 

Pensando nisso, o Colégio desenvolveu o projeto Travessia, que contempla estratégias de ambientação ao novo espaço, apresentação do novo educador e da nova rotina a ser vivenciada. “Assim, o estudante chega mais seguro, tranquilo e ambientado ao 1º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, devido à pandemia, seguimos uma rotina parecida com a anterior e, gradativamente, fomos inserindo novas propostas e mantendo a parceria com as famílias através de reuniões sobre a importância dessa transição. Acreditamos que as palavras-chave são acolhida, leveza e ludicidade", destaca.

Para a família do estudante Lorenzo Moraes Estral, do 1º ano do Ensino Fundamental, é natural que essa transição seja desafiadora e demande adaptações, especialmente no contexto da pandemia. “Apesar destas circunstâncias, a empatia e o comprometimento de professores e funcionários, aliado às práticas e protocolos implementados pelo Colégio, nos trouxeram segurança e a certeza de que a sólida base construída na Educação Infantil contribuirá para um pleno desenvolvimento do Lorenzo no Ensino Fundamental", contam os pais Clarice e Uguilian.