Navegar para Cima

Notícias

Educadores participam de seminário sobre a primeira infância

Capacitação visa aprimorar etapas relacionadas à Educação Infantil
14/06/2019
Formação
Capacitação visa aprimorar etapas relacionadas à Educação Infantil

Não é de hoje que as crianças têm espaço privilegiado no coração da missão marista em todo o mundo. No entanto, diante às mudanças relacionadas ao comportamento contemporâneo, aliadas às novas formas de compreensão desta etapa da vida, surge a necessidade de reforçar, na comunidade escolar, as concepções da infância.

Em seu propósito, o Instituto Marista carrega o compromisso de cuidar da vida, através da educação de crianças, adolescentes e jovens. De acordo com o fundador, Marcelino Champagnat, o ato de educar está diretamente ligado ao amor, traduzido em cuidado, presença e afeto.

Com essas características, visamos proporcionar o desenvolvimento humano em todas as dimensões, em conformidade com os valores da missão marista. Por isso, o Colégio Marista Roque acredita que, investindo na formação e na capacitação dos educadores, é possível responder à necessidade de potencializar as relações educativas evangelizadoras com as crianças.

Para aprimorar ainda mais os conhecimentos, a equipe da Educação Infantil e os educadores dos primeiros anos, juntamente com a Coordenação Pedagógica e a Orientação Educacional do Colégio, participarão neste sábado, 15/6, do Seminário Internacional da Primeira Infância, com os pesquisadores do Equador Ettiene Moine e Maria del Carmen Vasquez, em Porto Alegre.

Segundo a coordenadora pedagógica, Jaqueline de Freitas Quandt, trabalhar com a educação de bebês e crianças é um importante desafio e uma grande responsabilidade. “Nesse sentido, a Abordagem Pikler é uma das alternativas que busca aprimorar as etapas relacionadas à Educação Infantil", completa.

Saiba mais​

A Abordagem Pikler, desenvolvida pela pediatra Emmi Pikler, é um conjunto de ideias para a educação de bebês e crianças, de até três anos de idade. O objetivo principal da abordagem é estimular as primeiras fases do desenvolvimento infantil por meio de atividades que incentivem a sua independência.