Na última semana, 20 colégios da Rede Marista participaram do Encontro de Grêmios Estudantis, neste ano realizado totalmente de forma online. O evento visa integrar as lideranças juvenis e valorizar o espaço de expressão, participação e protagonismo estudantil que existe dentro de cada unidade. A Liga Estudantil Gonçalvense (LEG), do Colégio Marista Roque, foi representada pelos estudantes Éric Hendrix, Ana Luiza Reffatti e Lívia Cabral, juntamente com a assessora e Orientadora Educacional, Deise de Quevedo.
Para Éric, presidente da LEG na gestão 2021, o Encontro de Grêmios Estudantis foi um espaço único de integração entre as agremiações da Rede Marista. “Por meio das dinâmicas em grupo, tivemos a oportunidade de conversar e trocar ideias com outros colegas, abrindo as portas para a organização de atividades em conjunto ou simultâneas. Esse momento nos mostrou a capacidade dos nossos Grêmios Estudantis em ações individuais, além de reforçar o seu potencial nas ações em conjunto", afirmou.
Identidades e legados
A atividade denominada Intervalo Cultural foi uma das mais esperadas nesta edição. Na iniciativa, cada Grêmio Estudantil foi convidado a compartilhar através de vídeos, poemas, músicas e demais expressões artísticas a identidade, a história e os legados do seu grupo.
“Conversar com colegas maristas de outras unidades, dividir ideias e planos, mesmo no momento difícil que estamos vivendo, foi bem inspirador. Renovou minhas expectativas e esperanças como participante do grupo. E conhecer um pouco de cada Grêmio Estudantil durante o Intervalo Cultural foi um lembrete de que todos temos um propósito e estamos juntos, mesmo de longe", destacou a estudante Ana Luíza Reffatti.
De acordo com a assessora da LEG, o significado do Encontro foi sendo revelado durante os momentos de diálogo, criações e interações entre os participantes, servindo como inspiração para o compromisso com a transformação de realidades locais e globais.
“Foram diversas dinâmicas e abordagens que incentivaram o cultivo da fé, o compartilhamento de vivências e o fortalecimento da participação e do protagonismo estudantil. Ao final do evento, a atividade conduzida pelo Ir. Miguel e demais convidados, trouxe um momento de sensibilização e reflexão, motivando os participantes a darem continuidade aos aprendizados do Encontro em suas rotinas diárias, tanto na família como na comunidade escolar", disse Deise de Quevedo.