Navegar para Cima

Notícias

Projeto de Biologia explora ações no Rio Jacuí

05/06/2019
Projetos
Estudantes do 1º ano do EM desenvolveram ideias sobre sustentabilidade ambiental

​A natureza, quando utilizada como ferramenta pedagógica, pode desenvolver inúmeras potencialidades educativas. Por isso, entendemos a importância de investir em atividades que envolvam ambientes ricos em áreas verdes, com o objetivo de incentivar uma visão mais sensível sobre as questões relacionadas ao meio ambiente.

Ao ar livre, além de estabelecer conexão com a natureza, os estudantes desenvolvem ideias de sustentabilidade de maneira crítica, estimulam os sentidos, a autonomia, o trabalho em equipe e diversas questões cognitivas, sociais e motoras.

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrado em 5/6, estudantes do Ensino Médio retomaram, neste ano, o projeto Rio Jacuí, realizado consecutivamente entre 2004 e 2015. A ação aconteceu nesta segunda-feira, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e com o 3º Batalhão de Engenharia de Combate – Conrado Bittencourt (BE Cmb).

Estudo in loco

Promover pesquisas in loco, ou seja, no próprio local de estudo, facilita a abordagem e o aprendizado, já que assim, é possível complementar a teoria com a prática. Para o professor de Biologia do Colégio Marista Roque, Amilto Luiz Dalcin, a atividade permitiu o conhecimento detalhado do maior manancial de águas de Cachoeira do Sul. “Os estudantes se envolveram muito, sugerindo ações de reflorestamento e buscando soluções para demandas que estão sendo evidenciadas. Conhecemos a vegetação, analisamos a fauna e a flora, a presença de microrganismos nas sangas e também estudamos a decomposição do lixo. Contudo, alertamos a eles sobre a importância de dar continuidade a essas ações no dia a dia", conta o educador. 

Rio 2.jpgRio 5.jpg
Rio 7.jpg
Rio 9.jpg