Navegar para Cima

Notícias

Teoria e prática: abordagens que intensificam o aprendizado

13/04/2022
Nosso jeito de educar
Proposta pedagógica propõe vivências experimentais que despertam o interesse do estudante

Estar conectado com as necessidades e expectativas das juventudes é o que nos aproxima. Por esse motivo, educadores do Marista Roque buscam aliar teoria à prática de processos didáticos inovadores, a fim de despertar o interesse do estudante e incentivar o seu protagonismo.

Dessa forma, nossa proposta pedagógica prevê conteúdos trabalhados de maneira dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento em diversas circunstâncias do seu cotidiano.

Exemplo disso é a iniciativa desenvolvida com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, onde os estudantes podem aprender na prática o conteúdo desenvolvido no componente curricular de Química. “Nosso estudo, atualmente, aborda o Modelo de Bohr, que relata a existência de níveis eletrônicos em camadas. Para proporcionar aos estudantes uma experiência diferenciada, foram desenvolvidas aulas práticas no Laboratório de Ciências da Natureza para a visualização dos elétrons através da luz visível e ultravioleta. Por meio da fluorescência, eles puderam ver a emissão de radiação emitida pelo elétron", explica o professor Fábio Ferreira.​

Espaços que inspiram

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo é o que impulsiona o plano de trabalho docente no Marista Roque. A proposta tem como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, fundamentadas pelo Projet o Educativo do Brasil Marista.

Nossos estudantes e educadores também contam com uma infraestrutura completa, moderna e diferenciada, pois entendemos que a construção do conhecimento ultrapassa os limites da sala de aula. Um dos espaços que permite aulas práticas, dinâmicas e experimentais é o Laboratório de Ciências da Natureza, utilizado para projetos e atividades envolvendo os componentes curriculares de Química, Física e Biologia. ​