Navegar para Cima

Notícias

Turmas do 1º ano EF constroem Relógio dos Chás

21/11/2018
Educação
Com o apoio de pesquisadores da área, os estudantes estudaram a eficácia dos chás em prevenir ou curar doenças

​​​​Ao longo do semestre os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental estão trabalhando com o tema O Bem estar do meu corpo", uma Sequência Didática de Ciências da Natureza. Nesta semana, o trabalho foi concluído com a atividade O Relógio dos Chás, um canteiro em formato de relógio que orienta o uso de cada planta em horários específicos, de acordo com o funcionamento do corpo humano, aumentando a sua eficácia em prevenir ou curar doenças. 

O objetivo geral da sequência foi compartilhar informações com os estudantes sobre o bem-estar do nosso corpo e mente e conscientizá-los sobre o respeito ao meio ambiente, trabalhando os princípios do desenvolvimento sustentável e buscando reverter a perda de recursos ambientais. Ao longo desse trabalho, as turmas receberam profissionais da área da saúde como obstetras, dentistas e farmacêutica, que explicaram aos estudantes sobre as suas profissões e hábitos que ajudam a manter a saúde e bem-estar. 

O final desta sequência foi a construção do Relógio dos Chás, que trabalhou o desenvolvimento humano e o uso da medicina popular e das plantas medicinais, como os chás, para a recuperação das doenças.

Para esta atividade, as turmas contaram com o auxílio da Raquel Margarete Franzen de Avila, Técnica de Enfermagem e Bióloga do Instituto Federal (IFRS), que atua no Programa das Plantas Medicinais, que forneceu as mudas e explicou para os estudantes a funcionalidade dos chás para cada órgão vital. A atividade contou também com a presença da Luciana Moreira de Souza, professora do IFRS e mãe marista.

Além das convidadas, estudantes e professoras, o Irmão Narciso Camatti auxiliou na realização do Relógio dos Chás. Nas próximas semanas, o canteiro será inaugurado com a presença das famílias.