Na ocasião da abertura, o Ir. Deivis destacou a importância do legado deixado pelos primeiros Irmãos — Ir. Weibert, Ir. Marie Berthaire e Ir. Jean Dominici —, bem como a responsabilidade de todos aqueles que os seguem.
“Esses Irmãos trouxeram consigo o sonho de poder desenvolver, nessas terras, a evangelização, a educação, o carisma marista. Ao olharmos para a nossa história, somos convidados a resgatar e trazer presente o espírito que os moveu”, ressaltou o Provincial.
GRATIDÃO, PAIXÃO E ESPERANÇA
Para marcar esses 125 anos de presença no Sul, foi escolhido o lema Gratidão, Paixão e Esperança, que faz alusão aos três objetivos indicados pelo Papa Francisco, em 2015, no Ano dedicado à Vida Consagrada. Conforme o Santo Padre, devemos: “olhar o passado com gratidão, viver com paixão o presente e abraçar com esperança o futuro.”
Com esse espírito, o lema busca transmitir um sentimento comum, colocando em sintonia todos, Irmãos e Leigos, em cada comunidade, que fazem parte da história marista e que, hoje, são continuadores da mesma missão.
MAIS INICIATIVAS CELEBRATIVAS
Neste ciclo preparativo até a data celebrativa oficial, em 2 agosto de 2025, uma série de ações está programada. Uma das iniciativas é o podcast Sagrado Coração de Jesus: o coração de Deus em nós. Com episódios mensais, o projeto propõe um momento de inspiração e reflexão, a partir da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
A fé no símbolo sacro está diretamente conectada à chegada dos primeiros Irmãos ao Sul. Antes de partirem da França rumo ao Brasil, os missionários visitaram a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Paris, onde consagraram a grande obra que iniciariam em terras brasileiras.