Sobre o Marista Assunção

​​​​Fundado em 1951, o Marista Assunção é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de conhecimentos, no bairro Glória em Porto Alegre/RS.

​​​​

Ao fundar o Instituto Marista em 1817, São Marcelino Champagnat deu início à missão de colaborar na construção de um mundo mais humano por meio da educação e da evangelização. O Colégio Marista Assunção integra o Marista Brasil, rede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. Partilhamos os mesmos valores, projeto pedagógico e a missão educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história.

O Marista Assunção

Fundado em 1951 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Colégio Marista Assunção é um espaço de aprendizado, descoberta e construção e reconstrução de conhecimentos. Está localizado no bairro Glória, em uma área privilegiada, com 20 mil metros quadrados e fácil acesso pela 3º Perimetral. Possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, Turno Integral, Atividades Extraclasse, além de estacionamento.

Mais de 130 educadores são engajados na missão de oferecer uma educação de qualidade, que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Todos os dias, cerca de 800 estudantes, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, aprendem que o conhecimento vai além da sala de aula, por meio de metodologias e projetos que envolvem diferentes saberes. Tudo isso ocorre por meio de processos comprometidos com valores humano-cristãos, inovação e sustentabilidade.

Missão

Promover uma educação integral, alicerçada nos valores maristas, por meio de processos inovadores, desenvolvendo potencialidades dos estudantes para atuarem em diferentes contextos socioculturais.

Visão

Ser reconhecida pela excelência humana e acadêmica na formação de estudantes, por meio de processos comprometidos com a inovação e a sustentabilidade.

Valores ​

Amor ao Trabalho

Buscamos trabalhar com vitalidade e dedicação de quem serve porque ama e se identifica com os princípios, com as causas e com a identidade institucional. Compreendemos o trabalho na perspectiva do serviço e como meio de contribuir para a concretização e perpetuidade da missão.

Audácia

Somos empreendedores, agimos com coragem e responsabilidade, atentos ao contexto no qual estamos inseridos e discernimos com ousadia as decisões que tomamos em prol da nossa missão. Exploramos possibilidades que a realidade nos apresenta, com inovação, para contribuir na promoção da vida.

Espírito de Família

Vivenciamos o espírito de família, proporcionando um ambiente de aconchego e proximidade. Acolhemos a pluralidade e a diversidade, aceitando-nos diferentes e complementares e colocando os interesses comuns acima dos pessoais.

Espiritualidade

A espiritualidade marista é mariana e apostólica. Ela é a força propulsora que dá sentido e harmonia às nossas vidas, ilumina a nossa compreensão do mundo e orienta o nosso relacionamento com Deus, conosco, com as pessoas e com a natureza. Procuramos viver conforme o Evangelho, no seguimento a Jesus, tendo Maria e Champagnat como inspiradores do nosso jeito de ser e agir.

Presença

Somos presença significativa, acolhedora, atenta e disponível na relação com as pessoas nos diversos espaços. Educamos pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade, compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado.

Simplicidade

Adotamos um estilo de vida simples ao nível​ pessoal e institucional. Procuramos ser autênticos e humildes, reconhecendo nossas potencialidades e limitações. Tratamos a todos com respeito, suscitando o que há de melhor em seus corações.

Solidariedade

Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Atuamos, preferencialmente, a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça,​ sendo sinal de esperança no mundo.

​​ Texto auxiliar da imagem