Proposta Pedagógica – Marista Assunção

Um local para construção e reconstrução de conhecimentos.

​​​​​​​A educação Marista está alicerçada na abordagem educativa herdada de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. É pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento.

​A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante. As Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que embasa o currículo do Colégio Marista Assunção, ressalta a problematização e a interdisciplinariedade, tendo em vista um estudante que seja sujeito no seu tempo e espaço.

​​O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida. Destacamos os principais eixos norteadores do nosso jeito de educar:​

• ​Múltiplas linguagens

• Relações socioafetivas

• Meio Ambiente