Navegar para Cima

Serviços

Biblioteca – Marista Assunção

A Biblioteca, com seu acervo sempre atualizado, é um espaço vivo dentro da escola

​​​​A Biblioteca Irmão José Bernardi é um setor de apoio pedagógico do Colégio Marista Assunção. Trabalha em prol de dois grandes objetivos: um para incentivo à leitura e formação do leitor literário e outro para letramento informacional, visando instrumentalização da comunidade educativa para busca e uso da informação (científica).

Tem o acervo sempre atualizado, que é adquirido por meio de indicação de educadores especialistas, de divulgação de editoras e por estudantes e familiares. Promove ações e projetos em parceria com professores e Coordenações.

​A Biblioteca proporciona aos estudantes momentos de aprendizagem e cultura, oferecendo diferentes recursos que auxiliam nas práticas de incentivo à leitura.

CONSULTA AO ACERVO

Clique aqui para consultar o acervo pelo Catálogo O​​nli​ne​​​​​​

EMPRÉSTIMOS

​A Biblioteca Irmão José Bernardi está com o atendimento presencial, de forma adaptada, no contexto do distanciamento social, seguindo todos os nossos protocolos sanitários.

O atendimento ocorrerá por meio de solicitações prévias, via e-mail. Os estudantes, ou seus responsáveis, interessados em acessar determinados títulos, deverão enviar um e-mail para [email protected], até as segundas-feiras às 12h, e aguardar a resposta com a confirmação da disponibilidade das obras, no mesmo dia, até às 18h, para que então vá até à recepção do Colégio retirar os livros nas quartas-feiras, das 8h às 12h.

Não serão aceitas solicitações de empréstimo sem envio prévio de e-mail e sem a confirmação da disponibilidade.

As regras quanto a quantidade e o prazo de empréstimo continuam os mesmos: até 5 títulos por vez, com prazo de 1 semana, passível de renovação do empréstimo pelo mesmo prazo, caso não haja lista de espera.

A renovação da obra é solicitada por e-mail, até 24h antes da data de devolução, para que a equipe da biblioteca possa confirmar ou não possibilidade de renovação ou a necessidade de devolução na quarta-feira.

Como os livros ficarão uma semana em quarentena, é imprescindível que a devolução ocorra no prazo estabelecido, a fim de atender as demandas de leitura dos outros estudantes.

Nas quartas-feiras a biblioteca estará recebendo também as devoluções de livros emprestados. Haverá uma caixa coletora ao lado da porta de entrada da biblioteca, onde os livros serão depositados. Eles só serão manuseados pela assistente depois de 5 dias de quarentena. Portanto, livros devolvidos em uma quarta-feira só serão emprestados novamente na quarta-feira da próxima semana.

Quando todos os títulos estiverem emprestados, a biblioteca poderá incluir os estudantes em lista de espera. A ordem da lista será composta conforme a ordem de solicitação de empréstimo recebida por e-mail.

​A assistente da biblioteca manuseará as obras sempre com o uso de máscara e com a higienização constante das mãos com álcool em gel; todos os livros passarão por quarentena de uma semana; os livros serão embalados em saco plástico; a circulação no espaço da biblioteca estará restrita à equipe da biblioteca, sendo o acesso ao público permitido somente até o balcão de atendimento ao lado da porta.​​


REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Regulamento.pdf o Regulamento da Biblioteca, onde contém as normas de convivência e de uso do espaço e do acervo;

PROJETOS E AÇÕES

Clique e conheça​ os Projetos e as Ações promovidas pela Biblioteca Irmão José Bernardi.

​Contação de histórias

​Folclore Brasileiro​

Chapéuzinho Vermelho​

Conteúdos

Dúvidas sobre o uso das informações?​

Aprenda a identificar Fake News​

USUÁRIOS DA BIBLIOTECA

Podem utilizar a biblioteca estudantes matriculados, pais, educadores e ex-alunos mediante cadastro.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO​​​

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h45.



​O HOMENAGEADO​

O Irmão José Bernardi nasceu na cidade de Passo Fundo, no dia 12 de março de 1924, dia do bibliotecário. Fez votos perpétuos no ano de 1948, em Porto Alegre. Foi professor e diretor de vários colégios maristas, entre eles o Marista Assunção, por duas vezes, de 1968 a 1969 e de 1976 a 1981. Conhecido das crianças pelas cantigas embaladas ao som de sua gaita, Ir. Bernardi reside, atualmente, em Viamão e é animador do Movimento Champagnat da Família Marista – MChFM.