História – Marista Assunção

Fundado em 1951 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Marista Assunção é um espaço de aprendizado, descoberta e construção e reconstrução de conhecimentos.

O Colégio celebra ser um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida, onde conhecimentos múltiplos são compartilhados diariamente por toda comunidade escolar dos seus mais de 70 anos de história.

Idealizado por Antônio de David, Jaime Biazus e Heriberto e com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em 25 de janeiro de 1951, o Colégio foi inaugurado e passou a abrigar, em suas dependências, 180 estudantes distribuídos nos cursos primários e Admissão.

​​ Texto auxiliar da imagem

Na época, as dificuldades enfrentadas eram muitas. Com as ruas tortuosas e a precariedade nas estruturas, o acesso à escola era difícil. Nos dias de mau tempo, os jovens assistiam às aulas com guarda-chuvas devido à falta de estrutura adequada. Os irmãos Maristas também passaram por percalços em suas trajetórias. De acordo com relatos do Ir. Antônio de David, as noites de sono eram interrompidas pelos morcegos que habitavam o salão Paroquial. “Naquela época a pobreza era tão grande que meu dormitório era na lavanderia e meu guarda-roupa servia como porta", narrou o fundador do colégio, falecido em 14 de maio de 2011.

Atualmente, o Marista Assunção possui uma estrutura adequada para cada nível de ensino. Com propostas educativas que acompanham as mudanças e exigências da atualidade, o colégio evolui sem perder de vista a tradição da Missão Educativa e Evangelizadora do Instituto dos Irmãos Maristas.  Educadores de diferentes áreas do conhecimento e profissionais das mais variadas formações vivenciam o sonho de São Marcelino Champagnat, engajados em um trabalho que marca a vida de quem passa pelo Colégio.

Mais de 130 educadores são engajados na missão de oferecer uma educação de qualidade, que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Todos os dias, cerca de 800 estudantes, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, aprendem que o conhecimento vai além da sala de aula, por meio de metodologias e projetos que envolvem diferentes saberes. Tudo isso ocorre por meio de processos comprometidos com valores humano-cristãos, inovação e sustentabilidade.