Acolhida e Adaptação: conheça as iniciativas de recepção do Colégio

29/03/2022
Nosso jeito de educar
Sob responsabilidade do SOE e SCP, as atividades são pensadas para tornar o período de adaptação escolar mais tranquilo

Iniciar as aulas em um colégio novo é um processo que exige cuidado e paciência. É por isso que a acolhida no Marista Assunção ganha um toque diferente em todo o início de ano letivo. Conduzido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP), o Programa de Acolhida e Adaptação engloba inciativas que procuram acolher os novos estudantes e famílias a nova realidade das rotinas do Colégio.

Para que adaptação escolar ocorra da maneira mais tranquila possível, quem chega ao Marista Assunção vivencia diferentes atividades adaptadas e que atendem às necessidades de cada nível de ensino. Entre as ações, as mais famosas são o apadrinhamento a novos alunos, a adaptação da carga horária e o atendimento personalizado às famílias. Todas com um único objetivo: promover a integração, a confiança, o sentimento de pertença e a identificação.

Atenção às infâ​​ncias

Um olhar atento e carinhoso no período de adaptação escolar das crianças, é fundamental para que seu desenvolvimento seja mais tranquilo. Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a interagirem com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. À medida que a família está tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para participar das aulas.

Para Gisele Almeida, SOE responsável pela Educação Infantil e Anos Iniciais, o período de adaptação das crianças leva em consideração o auxílio da família. “O papel da família é de aliar-se à escola, apropriando-se de todas as informações e demonstrando confiança nos processos e profissionais", completa a educadora.

A praça de areia na adaptação da Educação ​​​Infantil

Voltar às aulas pressupõe pensar em acolhimento, adaptação e afeto. A nossa praça de areia da Educação Infantil se revela, no dia a dia, como um espaço educador potente, que auxilia fortemente na adaptação e aprendizagem das crianças.

​​ Texto auxiliar da imagem

​​

Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Sandra Nunes, na praça de areia, as crianças não somente brincam de variadas formas como também fazem diferentes relações e construções, além de revelarem simbolicamente situações das suas vidas. “O brincar e, de forma especial, na praça de areia, visto como eixo estruturante do currículo em que a experiência se articula a uma intencionalidade pedagógica potencializa o aprender das nossas crianças", nos conta a educadora.

Juntos, todos os educadores contribuem para a formação integral de crianças e jovens, incentivando o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização, a partilha de saberes e, sobretudo, o protagonismo estudantil.