Os estudantes são convidados a participar de atividades que incentivam a criação, a investigação, a experimentação e a construção de conhecimentos. Tudo isso ocorre a partir de problematizações, debate de ideias e trabalhos em grupo. Assim, constroem múltiplas linguagens, aprimorando seus aprendizados, seus valores e suas identidades próprias. A Linguagem Matemática é muito mais do que números, ela diz respeito à vida, pois se configura no cotidiano de crianças e adultos.
As aprendizagens passam pelo corpo através das experiências, e acreditamos que é através delas que mobilizamos as emoções, a curiosidade, a observação, os pensamentos que nos farão agir frente a novas situações no meio em que estamos inseridos.
Observar, comparar, projetar, medir, relacionar, descrever, representar, classificar, agir, são algumas das habilidades que se desenvolvem no processo de alfabetização matemática.
Diante de pedaços de argila com diferentes consistências, pesos e formas, as crianças do 1º ano EF foram desafiadas a mudar essas formas de maneira que a argila que não estava adequada para o uso, pudesse então ficar.
Eles resolveram então adicionar água, fazendo uma estimativa da quantidade que necessária e observaram qual foi o resultado. Por meio de uma argila que antes era “dura que nem tijolo" mas que agora parece uma “meleca", novas possibilidades para a solução foram pensadas e registradas para serem colocadas em prática.
Com a argila que estava moldável, também se propôs uma escultura de observação dos sólidos geométricos, e novamente novas estratégias de elaboração foram pensadas e utilizadas para a realização da proposta.