Navegar para Cima

Notícias

Bimodalidade de ensino: entenda como funciona

19/01/2021
Educação
O fazer pedagógico conta com uma nova forma de ensino para assegurar o cuidado e qualidade do aprendizado

​​​​​A bimodalidade trata-se de um modelo que integra simultaneamente a aula remota e a presencial. Dessa forma, de acordo com o escalonamento semanal, estudantes que estarão em casa acompan​​harão as aulas de forma virtual, transmitida em tempo real e os estudantes que estarão no colégio assistirão a aula presencialmente.

A aula também poderá ser gravada conforme o planejamento do professor e as especificidades de cada segmento.

A nova modalidade consiste na transmissão do ensino híbrido presencial e online/domiciliar, ou seja, bimodal. A bimodalidade é uma realidade possível por meio do investimento em recursos tecnológicos que permitem a transmissão simultânea de aulas presenciais realizadas para os estudantes em sala de aula e também atividades gravadas nos espaços da escola.​

Nesse contexto, além do Marista Virtual 3.0, todos os estudantes que ingressam no Marista Assunção recebem login e senha para acessarem gratuitamente o Pacote Office 365, possibilitando até cinco licenças, que podem ser instaladas e utilizadas por toda a família. Dentro do Pacote office, existem diversas ferramentas à disposição, fornecidas, pela Microsoft, desde as mais conhecidas, como Word, PowerPoint, Excel e também, outros, como o Planner, OneNote, Teams. Os estudantes do Marista Assunção também contam com uma nuvem pelo OneDrive com mais de 1TB de espaço de armazenamento.

Bimodalidade na prática:

Foram utilizadas as plataformas Marista Virtual e Microsoft Teams, com atividades online de segunda a sexta-feira para estudantes que, por opção das famílias ou pelo sistema de rodízio semanal, acompanharam às aulas em suas residências. Mesmo em novo formato, as aulas assíncronas contemplaram roteiros de estudos com atividades semanais incluindo videoaulas, exercícios, indicação de leituras e a utilização dos livros didáticos digitais.

Educação Infantil

Transmissão realizada nos campos de experiências e aulas especializadas para Ed​ucação Infantil, com respeito ao tempo em que uma criança pode permanecer na frente do computador.

​1º e 2º ano do Ensino Fundamental

Transmissão realizada nos componentes curriculares e aulas especializadas para Anos Iniciais, com respeito ao tempo em que uma criança pode permanecer na frente do computador.

3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

As aulas são transmitidas ao vivo por meio de uma câmera que também capta áudio.

É importante destacar que este modelo é novo e foi desenhado em caráter de excepcionalidade e especificamente para este momento atípico. Assim, conforme o desenvolvimento do processo, mais informações serão enviadas para o acompanhamento das famílias.