Navegar para Cima

Notícias

Colégio lança Clube de Relações Internacionais

29/04/2022
Nosso jeito de educar
Nova atividade complementar será ofertada para estudantes de 9º ano EF ao 3º ano EM

​​​​​​​​​​​​​​​​​Comprometidos com a proposta de educação integral de nossos estudantes, no próximo dia 2/5 será oficializado o lançamento do Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas, o Crisd. Os encontros serão ministrados pelos professores Igor de Jesus e Paula Bianco, e serão realizados semanalmente, nas segundas-feiras, das 14h às 15h. 

A atividade complementar é destinada aos estudantes de 9º ano EF ao 3º ano EM e tem como principais objetivos o fomento do estudo e do debate de assuntos que permeiam o cenário internacional. Além disso, a atividade exercita a habilidade de oratória e o senso crítico dos jovens, nascida do encontro de Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma), cujo evento em rede, foi idealizado a partir da iniciativa de estudantes do Marista João Paulo II, de Brasília.

Para a estudante do Ensino Médio, Manoela Hansen as experiências vividas durante os dois dias de evento contribuíram para atividades de sala de aula. “Isso foi muito importante, aprendi a fazer pesquisas mais objetivas e com mais foco de tema, porque no Sinuma, tu recebes o tema problema, e dentro de um tempo estipulado tu precisa se preparar pesquisando para ter o posicionamento do país." comenta. 

Feliz em saber do início do Clube de Relações Internacionais a estudante ressalta estar empolgada para participar. “Eu realmente espero que seja muito legal o clube de Relações Internacionais. Aprender como tudo funciona, a como se posicionar e falar, acredito que o projeto pode muito nos ajudar nisso. No nosso desenvolvimento como pessoa e até na escolha da nossa profissão no futuro.", conta. 

Além de proporcionar momentos de interação entre jovens de diferentes Colégios maristas, a atividade desenvolve habilidades importantes para o futuro dos participantes – as chamadas soft skills – como comunicação, argumentação, trabalho em equipe e resolução de problemas, bem como fornece ferramentas para impulsionar e acolher a diversidade de opiniões em diferentes atmosferas e espaços de diálogo.  As atividades iniciam na próxima segunda-feira com a Aula Inaugural. 

Aula Inaugural do Clube de Relações Internacionais 

Dia: 2/5, segunda-feira 

Hora: das 14h às 15h 

Local: No auditório do colégio. 

Como fazer sua inscrição no Crisd:  

As famílias, cujos estudantes têm interesse em participar do Crisd, deverão realizar a inscrição através desse link, a partir da próxima segunda-feira, dia 2/5. Em caso de dúvidas,  permanecemos à disposição pelo e-mail: [email protected]. 

Exercendo a diplomacia 

O coordenador pedagógico do colégio, Diego Lamb explica que a dinâmica do debate é baseada no Model United Nations (Modelo das Nações Unidas), “Os estudantes serão instrumentados para atuarem simulando serem diplomatas de um determinado país, defendendo a sua política externa, em um comitê da ONU." comenta. 

​Atividades de simulações diplomáticas proporcionam que os estudantes, através de temas contemporâneos vivenciem espaços de discussão, estudo e mediação sobre assuntos geopolíticos, e por consequência fomentar o protagonismo jovem prevista na educação integral Marista.