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Como funciona uma sequência didática?

05/05/2022
Educação
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio participam de atividade lúdico-pedagógica para aplicação do raciocínio lógico

​​​​​​​Em um mundo cada vez mais rápido e conectado, preparar uma aula com diferentes recursos que instiguem a aprendizagem dos estudantes é um grande desafio. É por isso que uma das principais estratégias de ensino desenvolvidas no Marista Assunção é conhecida como Sequência Didática (SD). A metodologia tem o objetivo de desenvolver situações pedagógicas articuladas, dentro de uma área do conhecimento promovendo o diálogo interdisciplinar 

A Sequência Didática sempre parte de uma situação-problema que desencadeia o desenvolvimento de habilidades e competências, vinculadas ao contexto de formação integral dos estudantes. Para o professor do componente curricular de matemática, Adelson Jardim, o estudante é incentivado a resolver situações-problema que visam ao desenvolvimento de competências e habilidades empregando os conteúdos de forma interdisciplinar. “O raciocínio montado nos jogos de tabuleiro, ajudam nosso estudante a prever as dificuldades ou facilidades que irão acontecer. Assim, pensamos que a atividade de raciocínio conduzirá nosso estudante a decisões melhor elaboradas." comenta o educador. 

Conheça alguns exemplos de sequências didáticas 

Com o objetivo de exercitar o raciocínio lógico-matemático, as turmas de 2º ano EM utilizaram jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica. Numa manhã imersiva preparada em parceria com a empresa Lends Club, localizada na Vila Flores, no 4º distrito, a saída de estudos propunha treinar as habilidade de tomada de decisão a partir de jogos de mesa.
Divididos em grupos de até 5 alunos, cada grupo recebeu um jogo: Pega em 6!, Checkpoint Charlie, Qwirkle, Kingdominó , Kariba, Hey,thats my Fish! e ColorFox para a realização da atividade. 

Adelson, conta que a atividade foi pensada tendo como base no auxílio à compreensão das situações-problemas abordadas nas avaliações de larga escala. Que podem ser suporte nas tomadas de decisões que fazem parte da vida comum, em que constante mente somos convidados a escolher um caminho: “A decisão de qual o melhor caminho a seguir (algébrico, geométrico, aritmético ou lógico) é a grande decisão que nosso estudante terá de fazer. Neste sentido, o raciocínio montado nos jogos de tabuleiro, ajudam nosso estudante a prever as dificuldades ou facilidades que irão acontecer." comenta o educador. 

O Professor acredita que tal atividade corrobora para trabalhar o protagonismo de cada estudante a fim de fomentar o autoconhecimento, autoconfiança e desenvolvimento pessoal de cada um, "Na resolução de situações problemas não é diferente. Decidir qual a melhor estratégia, qual a habilidade usar, confiar no seu próprio conhecimento desenvolvido, são decisões que influenciam na resolução do problema. Não se trata de encontrar uma resposta, mas sim de escolher o caminho mais seguro, mais lógico e mais efetivo." diz. É através dos jogos de tabuleiro, por traz de uma atividade mais lúdica, ainda que regada à concentração, técnica e lógica, que o jovem pode se desenvolver na vida acadêmica e na vida pessoal.

Currículo para desenvolver competências 

No Ensino Médio Marista, as aulas são elaboradas a partir de sequências didáticas, metodologia que reúne os componentes curriculares por áreas de conhecimento e amplia as possibilidades de compreensão de um único problema. Dessa forma, o estudante é desafiado a relacionar diferentes saberes, desenvolvendo um raciocínio mais criativo, amplo e contextualizado, a partir de temas e situações do seu dia a dia. Saiba mais sobre o nosso Ensino Médio, clicando aqui​.