Sabemos que uma criança ou um adolescente bem alimentado tem mais disposição para viver e aprender. Além de melhorar a capacidade física, a alimentação balanceada favorece a atenção, a memória e a concentração, entre outras habilidades. Por isso, o ideal é a apostar em pratos coloridos e nutritivos, buscando referências precisas e confiáveis. A escola também representa um espaço significativo de conscientização acerca dos cuidados alimentares e, portanto, deve atuar em parceria com os pais.
Hábitos dentro e fora da sala de aula
Para despertar o apetite dos estudantes por hábitos saudáveis à mesa, nos Anos Iniciais, o Marista Assunção investe em orientações às famílias para que o lanche trazido pelos estudantes deja saudável, contendo alimentos como sucos, frutas, produtos naturais e/ou feitos em casa. Nesse sentido, os estudantes da turma 123, do 2º ano EF, foram desafiados a produzirem a releitura da obra chamada "Frutas", do artista Romero Britto, colorindo ainda mais as aprendizagens e refletindo sobre a importância da alimentação saudável e do prato colorido na rotina diária.
A intenção foi estimular hábitos saudáveis no Colégio, mas também no âmbito familiar, uma vez que a alimentação saudável traz uma série de benefícios à saúde e também no processo de aprendizagem.
Para ajudar você na elaboração das refeições dos seus filhos na hora das refeições, separamos algumas dicas. Veja como incentivar uma alimentação saudável e equilibrada:
1. Procure diminuir o consumo de alimentos industrializados em casa. A ideia é sempre desembalar menos e descascar mais!
2. Para as refeições principais, como o almoço e o jantar, coloque no prato das crianças sempre alimentos de cinco cores diferentes.
3. Leve os pequenos para a cozinha, mostre os alimentos, as cores, as texturas. Essa é uma das maneiras de fazer a criança reconhecer e gostar de alimentos saudáveis.
4. Prepare o mesmo alimento de diversas formas e veja qual agrada mais o paladar do seu filho.
5. Apresente os alimentos separadamente no prato de forma criativa, formando imagens coloridas e divertidas.
6. Peça a ajuda dos seus filhos para preparar as refeições, assim eles irão se interessar mais pelo alimento que eles mesmos cozinharam.
7.Ensine a criança o nome dos alimentos e a importância deles para o corpo humano e o seu funcionamento.