Navegar para Cima

Notícias

Demonstrações de afeto em tempos de isolamento social

01/07/2020
Educação
Estudantes produziram o "travesseiro do abraço" para diminuir a saudade nesse período

​​​​​​Abraçar é dizer com as mãos o que a boca não consegue, 
porque nem sempre existe palavra para dizer tudo. 

- Mário Quintana

E quem não quer um abraço nesse tempo de isolamento e distanciamento social, não é mesmo? Todos os dias, devido a esse período atípico pelo qual estamos passando, somos provocados a diversas mudanças, impactando na adaptação de uma nova rotina e das múltiplas formas de ensinar e aprender. ​Conviver com esse desejo de abraçar, com a saudade dos amigos, familiares, do colégio e das professoras, e de tantas outras pessoas que amamos, está sendo um dos maiores desafios da quarentena.

Para tentar amenizar um pouco essa saudade, a turma N2B, da Educação Infantil do Marista Assunção, criou um “travesseiro do abraço”. Depois de ouvirem a história “Douglas quer um abraço”, de David Melling, as crianças foram convidadas a abraçar, mesmo de longe, aquelas pessoas de quem eles mais sentem falta durante esse período. Com a ajuda dos adultos, escreveram os nomes de quem eles queriam abraçar, colocaram no travesseiro e deram aquele abraço bem apertado que tanto estão sentindo falta.​


Sobre a Educação Infantil​

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa no dia a dia.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores, cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.