Navegar para Cima

Notícias

Liderança e protagonismo: PJM realiza encontro virtual

16/08/2020
Liderança
Jovens da PJM se encontram virtualmente

​​Promover a evangelização junto com adolescentes e jovens é a missão da Pastoral Juvenil Marista – PJM. No Colégio Marista Assunção, o protagonismo dos jovens vem sendo uma constante. Mesmo longe fisicamente, os animadores continuaram se encontrando de forma virtual e agora que os encontros com os participantes foram retomados, esse protagonismo e envolvimento é ainda mais expressivo. ​Nos encontros, os jovens abordam assuntos ligados à formação integral, que engloba fé, espiritualidade, fraternidade, dimensão coletiva e a vivência do carisma Marista.​

​A Pastoral Juvenil Marista é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Chamado a fazer parte atuante da história, na PJM o jovem é incentivado a construir a civilização do amor, um futuro pessoal e coletivo, entendendo ser agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança.

Sobre a PJM

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é uma organização juvenil das unidades maristas que exp​​eriencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formaç​ão de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.​


Organiza-se através da vivência grupal, oportunizando a cada adolescente e jovem experienciar a vivência da mística, a realizar descobertas pessoais e coletivas, a ser protagonista de sua vida e na sociedade. O incentivo para construir um presente/futuro pessoal e coletivo o/a desafia a pertencer à PJM por opção/escolha, motivado/a pelo desejo em ser um/a agente transformador/a, um/a protagonista.

A centralidade do processo da PJM está no amadurecimento, na fé e no compromisso adotado pelas juventudes em construir/experienciar a Civilização do Amor, expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade, solidariedade sejam realidade para todos/as.