Escola como espaço de ensino e aprendizagem inclusivos

27/08/2021
Nosso jeito de educar
Conheça os processos pedagógicos inclusivos do Colégio

​​O olhar individual, atento e sensível às diversidades e pluralidades de todos os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem assume relevância inquestionável no cotidiano escolar. Ressiginificar o olhar envolve a permanente busca pela compreensão dos processos de aprendizagem, bem como implica uma sensibilidade de abertura e acolhida ao outro, o qual se apresenta como diferente, que incide também na prática da educação inclusiva.

O Marista Assunção, em consonância com os princípios e valores da Instituição Marista, assume o compromisso de expressar, através de diretrizes, o posicionamento pedagógico referente ao atendimento de estudantes  com Necessidades Educacionais Especiais (NEE's), com destaque aos estudantes público-alvo da Educação Especial.

Um elemento​ essencial que garante a inclusão e a aprendizagem de um estudante NEE, é o planejamento pedagógico. As intencionalidades da proposta educativa marista, reafirmadas matrizes curriculares de educação básica, mencionam valores importantes e que dialogam diretamente com práticas inclusivas. Os sujeitos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais têm seu percurso formativo garantido, apresentando-lhes as possibilidades de desenvolver conhecimentos e saberes, valores, linguagens e tecnologias, discursos e competências.