O processo de alfabetização e letramento é um marco na trajetória escolar de nossos estudantes. Para os pais, representa expectativa. Para as crianças, significa novas descobertas. Para os educadores, contempla novas perspectivas de aprendizagens.
No Marista Assunção, o processo de alfabetização e letramento é desenvolvido por meio de abordagens lúdicas e de elementos do cotidiano. Por meio de situações brincantes, que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio, os estudantes comparam sons, divertem-se com rimas e aproximam-se do sistema alfabético de uma maneira prazerosa.
Durante o processo de alfabetização e letramento, as crianças elaboram suas hipóteses de escrita a partir das propostas que são realizadas em sala de aula. Por isso, buscamos elementos dos contextos social e cultural vivenciados pelos estudantes, para que a aprendizagem seja significativa e leve em conta a singularidade de cada um.
A supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Bibiana de Oliveira João de Deus, cita a exploração de palavras estáveis, como o próprio nome do estudante. Esse exemplo auxilia na descoberta e construção do uso das letras na composição de cada nome e na associação e percepção das regularidades existentes na escrita. “A partir disso, as crianças vão se sentindo mais seguras para tentar escrever o nome dos colegas, dos familiares, da professora, ou seja, palavras que são significativas e carregam uma história afetiva", comenta.
Festa do Caderno
A transição do caderno de desenho para o caderno com linhas é um marco importante na vida escolar das crianças. Celebrar o processo de alfabetização e vibrar com as conquistas dos estudantes fortalece sua confiança para aprender a ler e escrever.
No 1º ano do Ensino Fundamental, a ênfase não está apenas no processo de alfabetização, mas também nas diferentes formas de “ler" o mundo. Por isso, no Marista Assunção, este momento é marcado pela Festa do Caderno, evento em que os estudantes recebem seus primeiros cadernos pautados, que os acompanharão na jornada da alfabetização. Neste ano, o evento foi realizado pela equipe pedagógica do Colégio e teve como temática “Os Superestudantes".
Essa importante fase de transição, requer trabalho conjunto entre família e escola, para que a criança se sinta segura e acolhida. Essa parceria contribui para que o estudante tenha seu próprio tempo respeitado, e suas potencialidades e dificuldades reconhecidas.
Ensinar as crianças a vibrarem frente às novas possibilidades é essencial para estarem preparadas para os momentos de transição pelos quais irão passar no decorrer da vida, não só na infância, mas também quando atingirem a idade adulta.