Navegar para Cima

Notícias

Corresponsabilidade na missão: educadores participam de formação

22/05/2019
Institucional
​A formação continuada de nossos educadores faz parte dos nossos processos.

​​​​A formação continuada de nossos educadores faz parte dos nossos processos. Neste sentido, o Programa de Formação Marista de Colaboradores é responsável por alinhar e fundamentar essas atividades oferecidas às pessoas que diariamente atuam em todos os empreendimentos da instituição.

Os educadores do Marista Assunção participaram de um momento em torno da temática Corresponsabilidade na missão, que provocou a reflexão sobre como cada um se responsabiliza pela continuidade da missão marista no mundo. Segundo Kassius Kirsten, coordenador de pastoral, momentos como este são muito significativos: “Essa importante parte do nosso carisma marista, se revela através de atitudes diárias que fazem o sonho de São Marcelino Champagnat continuar vivo em cada ação dentro da nossa comunidade escolar. É fundamental que todos entendam que as práticas diárias, das mais simples às mais complexas, também fazem parte da nossa missão".​​​​​​​

A atividade contou com relatos de pessoas que viveram na prática a atuação missionária, na África, Europa e Região Amazônica.

O Programa de Formação Marista de Colaboradores

A Rede Marista acredita que é necessário conhecer o legado de São Marcelino Champagnat e compreender a identidade institucional para gerar engajamento na relação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, e por isso oferece espaços de formação contínuos para aprofundar seus profissionais nas diferentes dimensões dessa missão. O Programa de Formação Marista de Colaboradores é responsável por alinhar e fundamentar essas atividades oferecidas às pessoas que diariamente atuam em todos os empreendimentos da instituição.

Balizado em três eixos – Cristão, Humano e Marista – o programa subsidia grupos de profissionais para que possam ser multiplicadores nos seus espaços de missão. A ideia é que eles repliquem os conhecimentos para implementar formações onde atuam. Para isso, há um módulo de formação inicial, voltado para novos colaboradores, e outro módulo de formação continuada para aqueles que já trabalham na instituição.

​Acreditar e investir na formação são formas de valorizar os profissionais da Rede Marista, de compreendê-los na sua integralidade e reconhecer sua importância para a continuidade de uma missão iniciada há mais de 200 anos.​​