Formação continuada: conheça a importância das Jornadas Pedagógico-pastoral

17/02/2022
Formação
Jornadas são um dos pilares do processo de formação continuada dos educadores maristas

​A capacitação permanente dos nossos educadores é um diferencial da educação marista. A qualificação do corpo docente reforça o nosso compromisso de proporcionar uma formação integral aos estudantes.

Nas Jornadas, são proporcionados momentos de estudos e planejamento, imersão em documentos pedagógicos e aprofundamento de temas que envolvem os diferentes níveis de ensino que impactam no fazer pedagógico e contribuem para a excelência dos projetos e ações a serem desenvolvidos no decorrer do ano letivo, entre outras abordagens que enriquecem o desenvolvimento de competências e habilidades. Além disso, os educadores são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação.

Jornada Pedagógico-pastoral 2022​​​​

Com a temática A beleza em ser educador: o que puls​a em você?,  entre os dias 15 e 18/2 está sendo realizada a jornada pedagógico-pastoral de início de ano. Compondo a programação do evento, diversos espaços formativos são planejados com o objetivo qualificar o corpo docente e os processos pedagógicos. Assim, adaptado para cada segmento de ensino, as atividades fomentam os estudos e o​ aprofundamento de temas como hábitos de estudo, educação integral, inclusão escolar, projeto de vida e metodologia curricular.

As Jornadas são realizadas no início e no meio do ano. Nos demais períodos letivos, há desdobramentos em outras iniciativas como, por exemplo, reuniões semanais, que visam ao cumprimento de todos os objetivos da proposta pedagógica prevista.

Formação para Novos Colaborado​​res

Os novos educadores participaram de um momento formativo, conduzido pelo setor de Pastoral Escolar do nosso Colégio. Os colaboradores, que iniciam em 2022 seu trabalho conosco, conheceram a história do nosso fundador São Marcelino Champagnat, nossos valores maristas, documentos que norteiam nossa prática pedagógica e o perfil de um profissional do Marista Assunção.

Formação da equipe d​​o​ administrativo

Tendo em vista a constante atualização dos educadores e dos processos, a equipe administrativa participou de um momento formativo com convidados. Na primeira parte do encontro, os colaboradores participaram de uma formação com as educadoras Leticia de Castilhos, Coordenadora de Comunicação dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, e Loide Trois, Assessora Educacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. A atividade promoveu uma reflexão sobre o ofício do educador marista. A segunda parte do momento formativo foi reservado para que os educadores participassem de oficinas temáticas, separadas pela área de atuação de cada colaborador. Os momentos contaram com a presença de Sabrina Onzi, Gerente de Comunicação do Colégio Farroupilha; Vagner Bertele, Coordenador de Infraestrutura dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista; e Daniel Picinini, Coordenador de Turno do Marista Assunção.

O educador ma​rista

Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Segundo nosso fundador, Marcelino Champagnat: “Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de irmão: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco".