Relacionando a geografia com o cotidiano

09/09/2020
Estudantes estabelecem conexões entre o conteúdo e suas experiências de vida

No Marista Assunção, os estudantes são convidados a participar de atividades que incentivam a criação, a investigação, a experimentação e a construção de conhecimentos. Tudo isso ocorre a partir de problematizações, debate de ideias e trabalhos em grupo. Assim, constroem múltiplas linguagens, aprimorando seus aprendizados, seus valores e suas identidades próprias.​​ No Ensino Fundamental, a aprendizagem deve ocorrer de forma envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo. ​

A partir da ressignificação de determinadas atividades trabalhadas nas aulas​, as turmas do 4ª ano convidaram o professor Diego Brandão, que trabalha com o Ensino Médio no Marista Assunção, para conversar sobre os aspectos geográficos do Rio Grande do Sul. Proporcionando um momento on​de os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre clima, vegetação, relevo e hidrografia, estabelecendo conexões entre o conteúdo e suas experiências de vida. Ao falarem do relevo, os estudantes conseguiram relacionar lugares que conheceram em viagens e identificar nessas paisagens depressão ou planícies, por exemplo, também compreenderam a diferença entre lago e rio, através da observação de imagens. Segundo um estudante, "o mundo é incrível e nossa aula também".

41.png45.png

Sobre os Anos Iniciais

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Siga também nossos outros canais:

Instagram: @maristaassuncao​​

Facebook: Colégio Marista Assunção