Navegar para Cima

Notícias

Geometria Espacial e Minecraft: Jogo auxilia no processo de aprendizagem da matemática

19/05/2022
Educação
​​​​Aliar atividades de lazer à disciplina de sala de aula é uma forma inovadora de atrair os olhares curiosos das crianças.

​​​​​​​​​​​Aliar atividades de lazer à disciplina de sala de aula é uma forma inovadora de atrair os olhares curiosos das crianças. Num mundo totalmente online em que vivemos, a turma do 3º ano EF do Colégio Marista Assunção criou, com base na construção de formas geométricas espaciais da disciplina de matemática um “mundo" dentro do jogo Minecraft.

A versão Minecraft: Education Edition é um jogo de mundo aberto, que se assemelha ao brinquedo Lego, que possibilita criar cenários e elementos a partir de blocos. A atividade, além de recreativa, incentiva características como criatividade, colaboração e resolução de problemas, tudo isso em um espaço imersivo, onde a criança ou o adolescente tem liberdade para usar sua imaginação. Seguindo a matriz curricular, os educadores utilizam a plataforma em diferentes projetos de sala de aula.

Uma tecnologia, inúmeras possibilidades


​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Estudantes do 3º ano do EF reproduziram formas geométricas epaciais a partir do livro e a próxima proposta foi produzí-las dentro do jogo.

O jogo eletrônico criado em 2011 tem a proposta da utilização e construção de personagens e ambientes baseado nas montagens de blocos, o maior segredo desse jogo é a simplicidade. Sucesso entre as crianças, a atividade tem como proposta a montagem das mesmas formas geométricas espaciais previamente produzidas com palitos e massinha de modelar em sala de aula.

Sendo uma plataforma interativa, os estudantes podem realizar diferentes ações enquanto jogam. Listamos algumas delas:

  • Colaborar em projetos junto de colegas;
  • Documentar o trabalho realizado e compartilhar com a turma;
  • Personalizar o jogo;
  • Transmitir os objetivos de aprendizados dentro do jogo;
  • Jogar com os colegas em um ambiente seguro.

A educadora Caroline Moura conta que o plano de aula foi criado em conjunto com a turma, que já estudava o livro de matemática, Formas Geométricas Espaciais e também demonstrava interesse pelo jogo nos momentos de tempo livre. A proposta de criar um 'mundo' no Minecraft para realizar o fechamento deste estudo veio a calhar. “A turma construiu um mundo no Minecraft usando algumas formas e explorando tamanhos e medidas. Dessa forma é possível ampliar a compreensão do conteúdo, desenvolver habilidades de matemática, divertir-se e colocar em prática o protagonismo dos estudantes", comenta a professora.

Acesso à plataforma

Os estudantes podem acessar a tecnologia 3D em computadores e tablets utilizando e-mail com número de matrícula. A aproximação dos estudantes com esse serviço, o qual muitos já conhecem, contribui com a autonomia e aprimora o contato com a tecnologia. Desse modo, a Microsoft Education está alinhada com a proposta educativa marista, proporcionando inovação às atividades de ensino.

Tecnologias educacionais no Colégio Marista Assunção

No jeito marista de educar, a tecnologia é um importante aporte pedagógico. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam​ princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.