Navegar para Cima

Notícias

Aprendizagens e experimentação: Turma N2A lança livro de receitas culinárias

29/12/2020
Nosso jeito de educar
Estudantes da Educação Infantil experimentam e exploram diferentes texturas e tamanhos no preparo das receitas culinárias.

​​​​​A escuta e olhar atento faz parte do jeito de educar marista, potencializando a voz das crianças, dando espaço e oportunidade para que elas possam falar, se expressar e criar suas hipóteses a partir de suas vivências. Nesse sentido, durante as aulas remotas da turma N2A da Educação Infantil, investigou-se sobre os alimentos que as crianças comiam, observando suas texturas, cores e formas. 

Percebendo o interesse e envolvimento da turma nessa atividade, surgiu a ideia de elaborar um Livro de Receitas do N2A, as receitas culinárias eram realizadas uma vez na semana, e a intenção era compartilhar com seus colegas e professoras sua receita escolhida, envolvendo as famílias e crianças nesse processo de construção de suas aprendizagens.

No preparo das receitas, foi preciso formular perguntas, buscar por soluções e pontos de apoio. Foi preciso também experimentar, errar, analisar, corrigir ou ajustar suas buscas, comunicando os resultados e defendendo na relação com os outros. Estes momentos proporcionaram diferentes possibilidades de aprendizagens na observação, experimentação e exploração de diferentes texturas, massas e tamanhos no preparo das receitas culinárias.

Os estudantes também utilizaram a linguagem matemática nas quantidades e medidas de cada um dos ingredientes, os registros e comparações das diferentes receitas preparadas. E assim, sendo oportunizadas suas interações entre os colegas e famílias nesse novo contexto do aprender e conviver em um ano tão diferente. Ficarão nas memórias da turma estas aprendizagens e momentos vividos neste livro, e nele há fotos e suas receitas saborosas que foram compartilhadas em nossas tardes.​​​


Confira o Livro de Receitas