“Sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto”.
(Papa Francisco)
O mês de maio, dedicado às mães e à Maria, nossa Boa Mãe, marca um período que nos convida a refletir sobre o sentido mais profundo da palavra amor. Ao longo dessas semanas, a Igreja celebra a devoção à Maria, Mãe de Deus. O Brasil Marista, desde 2024, instituiu o Dia de Nossa Senhora da Boa Mãe – comemorado em 4 de maio.
Dia de Nossa Senhora da Boa Mãe
“Tornai-a amada por todos, tanto quanto vos for possível”.
(Champagnat, em seu testamento Espiritual)
Em 4 de maio, os Maristas celebram Nossa Senhora da Boa Mãe, recordando o momento em 1830, quando a Congregação foi preservada de perigos após o Padre Champagnat instituir a oração diária da Salve Regina. Essa data reforça o desejo de Champagnat: cultivar uma devoção filial a Maria e torná-la amada por todos.
Dia das Mães
O amor de mãe reflete o amor incondicional de Deus: cuidado, entrega e força silenciosa. Como Maristas, celebramos as mães que, com amor infinito, moldam a vida dos filhos. Neste 11 de maio e sempre, honremos esse amor que transcende o tempo, reconhecendo em Maria um exemplo de acolhimento, paz e firmeza. Que sejamos luz e esperança, seguindo sua fé e presença materna no mundo.
Programação de Maio no Marista Assunção
Para marcar este mês mariano, realizaremos algumas atividades que envolvem toda a comunidade escolar:
31 dias com Maria: Durante os momentos de oração no início dos turnos com estudantes e educadores, serão utilizados cards com frases inspiradoras ao longo de todo o mês mariano.
5 a 9/5 (segunda a sexta-feira) – Acolhida a Nossa Senhora Boa Mãe (1º ao 5º ano EF): As turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental farão a acolhida à Boa Mãe durante a semana, preparando um espaço de oratório para receber a imagem, que permanecerá em cada turma durante um turno inteiro. Este momento será conduzido pelas professoras titulares de cada turma.
6 a 15/5 (terça a quinta-feira) – Gesto Concreto de Maria – Voluntariado: Maria era uma mulher atenta às necessidades das pessoas. Percebia que alguém necessitava de algo e logo recorria a seu filho Jesus. Inspirados nesse espírito solidário, o Voluntariado do Colégio Marista Assunção promoverá uma campanha de arrecadação de agasalhos para o Colégio Marista Vettorello.
20/5 (terça-feira) – Nascimento de Champagnat – Pastoral Juvenil Marista (7º ano EF ao 3º ano EM): No dia do nascimento de nosso fundador, as juventudes do nosso colégio conduzirão uma atividade em memória da devoção de Champagnat por Maria, a Boa Mãe.
19 a 23/5 (segunda a sexta-feira) – Intenções a Maria: A comunidade educativa (estudantes, educadores e famílias) é convidada a deixar suas preces aos pés de Maria, assim como nosso fundador nos ensina. A imagem de Nossa Senhora Boa Mãe circulará, ao longo da semana, por locais estratégicos da escola, convidando todos a participar desse momento de intenções. As preces serão utilizadas no dia 24/5 (sábado), durante a Celebração a Nossa Senhora Boa Mãe.
19 a 23/5 (segunda a sexta-feira) – Exposição de Maria – Pastoral das Infâncias Marista (4º ao 6º ano EF): Exposição com diversas imagens de Nossa Senhora, produzidas pela PIM, para que os estudantes conheçam as diferentes expressões da devoção mariana.
19 a 23/5 (segunda a sexta-feira) – Conversa com Maria – Educação Infantil: Ao longo da semana, as turmas da Educação Infantil serão convidadas a visitar a capela da escola e participar de um momento de conversa com Maria, conduzido pela pastoral.
24/5 (sábado) – Sábado da Família: Momento comemorativo e de integração em homenagem a Nossa Senhora Boa Mãe e às famílias do Colégio Marista Assunção. Neste dia, após as atividades da manhã, a Associação de Pais e Mestres do Colégio promoverá o tradicional galeto da PAMEA. Nos próximos dias serão enviadas informações sobre valores e compra de ingressos.
Convidamos todos a cultivar, intensamente, nossa devoção mariana durante o mês de maio.