Durante toda vida, o indivíduo experiencia momentos de mudanças em todos os âmbitos que constituem o ser humano e isto não é diferente para as crianças, adolescentes e jovens. Porém, a forma que serão apresentadas as alterações previstas, se indica que ocorra de maneira distinta.
Quando pensamos na troca de turno escolar de uma criança e como auxiliá-la para que este processo ocorra de modo tranquilo e organizado para que compreenda o cenário, bem como sua atuação no novo contexto, é importante que a família possa servir de suporte durante o período de adaptação. Assim, nossa Orientadora Educacional, Luana Borille, preparou algumas dicas para servir de apoio aos pais nesse período:
- Encarar a mudança como algo positivo, pois muitas vezes a família está mais ansiosa do que o estudante.
- Diálogo com o estudante antes e durante a nova rotina, pensando em um planejamento com para o melhor aproveitamento escolar.
- Construir com o estudante um quadro de rotina (use a criatividade) onde possa fazer seus registros e mudar sempre que necessário. O melhor é aquele que faça sentido para o estudante.
- Ficar atento ao horário de sono. Semanas antes do início das aulas, organizar e vivenciar o horário adequado para dormir e acordar, lembrando da necessidade mínima de 8h diárias de vigília.