Navegar para Cima

Notícias

Momentos de espiritualidade conectam educadores

13/07/2020
Espiritualidade
Serviço de Pastoral Escolar realiza semanalmente encontros de espiritualidade com educadores

O​​​​​​​​ sonho de São Marcelino Champagnat hoje se traduz diariamente na vida de nossos Colégios, Unidades Sociais, Universidade e Hospital, no empenho de cada educador e no coração de cada estudante marista. Podemos dizer que nossos valores: Amos ao trabalho, Audácia, Espírito de família, solidariedade, Simplicidade e Presença, representam o rosto de nossa instituição e um convite a construir uma sociedade mais justa e mais fraterna por meio da educação. ​

A Presença tem valor ímpar na espiritualidade Marista, principalmente quando nos desafiamos a estamos juntos, mesmo à distância. Durante o período de isolamento social, abrimos os nossos lares para serem também a nossa escola e o nosso local de trabalho. Tivemos que nos adaptarmos a muitas novidades e desafios. Por isso, não podemos esquecer que nosso lar também pode ser um local para qualidade de vida em meio a todas essas mudanças. 

Os valores institucionais da Rede Marista, além de pautarem a caminhada da nossa instituição, também são um convite para imbuirmos nosso ser e fazer diários, tanto em ambiente profissional quanto pessoal, dessa espiritualidade. Desta forma, o Serviço de Pastoral Escolar do Marista Assunção realiza semanalmente um momento de espiritualidade voluntária com os nossos educadores, desde o início do período de quarentena. ​É uma oportunidade de reflexão e cuidado, buscando auxiliar a comunidade escolar durante este momento atípico.


Educação marista

Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​​