O exercício da pesquisa contribui para o desenvolvimento de habilidades no sentido de busca e uso de informação, bem como promove a reflexão, o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento frente à aprendizagem. Reconhecendo esses benefícios entre os objetivos da educação marista está a preparação dos estudantes para as diferentes etapas da pesquisa científica, a partir de conhecimentos prévios e motivações, de modo que eles possam se tornar estudantes-pesquisadores. Com isso, os percursos da Iniciação Científica potencializam a investigação científica como um instrumento de aprendizagem de forma contínua e transformadora.
A partir dos Anos Finais e do Ensino Médio, parte-se para o pressuposto de que os estudantes já compreendem a Ciência e seus fenômenos, tendo, dessa forma, condições para estabelecer relações entre os objetos a serem investigados e as áreas do conhecimento relacionadas.
No Marista Assunção, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, nossos estudantes desenvolvem o Projeto de Iniciação Científica, que propõe a investigação de um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.
O Projeto possibilita que os estudantes escolham a temática, área de pesquisa e o professor orientador - responsável por acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do mesmo. Objetivos do projeto: compreender os mecanismos de formulação das hipóteses, identificar as etapas da metodologia científica, organizar, analisar e interpretar os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa e reconhecer a importância do trabalho em equipe.
Neste ano, a nossa Mostra Virtual de Iniciação Científica, que ocorreu dia 3/7, contou com a apresentação de 122 trabalhos dos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, divididos em 10 salas temáticas. Foi um momento lindo da culminância de um processo de construção, estruturado e planejado desde o início do ano letivo.