Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, a cooperação e a solidariedade.
Nas aulas em formato de lives, as experiências investigativas vêm acontecendo naturalmente, assim como a arte e o desenho de observação. A partir da escuta e observação surgem muitas perguntas e é assim que as aprendizagens têm se desenvolvido.
Os estudantes da turma N2A, da Educação Infantil, foram convidados a observarem as nuvens, com binóculos que elas próprias confeccionaram. O convite despertou muitas inquietações das crianças, pois nesse dia, em algumas casas estava totalmente nublado, em outras estava chovendo e em outras não. "Mas como isso?"
E, a partir das provocações da professora: "Como está o céu hoje? E as nuvens? Como está a temperatura hoje? É possível ver o sol?", surgiram várias hipóteses e curiosidades como:
“Aqui está tudo cinza, e eu vi um pássaro!”
“A nuvem está devagar como um balão”.
"A cor do céu é azul, saiu e veio a nuvem."
"Está cinza, e aqui em casa está chovendo e pingando muito."
"Aqui em casa o céu está escuro, acho que vai chover."
Desta forma, no Marista Virtual 3.0, foi proposto que as crianças, com ajuda das famílias, montassem um gráfico do tempo, observando vários dias, como estava o céu e as nuvens, e também que tirassem fotos do céu de dia e à noite. Além disso, realizaram desenhos de observação das nuvens, usando materiais diferentes como gel de barba e cola, entre outros.
Segundo a professora da turma, Patrícia Jaeger, "é importante salientar o quanto as famílias têm sido importantes nesses momentos, desde organizar um ambiente acolhedor, coletar materiais para os momentos das aulas, até o auxílio no acesso à plataforma, pois as crianças não têm autonomia no manuseio da ferramenta".
E complementa, "as descobertas e curiosidades na turma N2A seguem a todo o vapor, tanto nas aulas em formato de lives, como nas atividades do Marista Virtual 3.0".