Para sempre marista: conheça o projeto de transição das turmas de 3º ano EM

26/08/2022
Preparação para o futuro
O projeto é realizado pelo SOE e tem o objetivo de auxiliar os estudantes no momento de transição para novas oportunidades

​​​​​​​Os momentos de passagem são processos fundamentais no desenvolvimento de qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, são pontos de chegada e partida. Durante a Educação Básica, existem pelo menos três ciclos com essas características – a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio – e que representam um momento de celebração para a comunidade educativa, em particular para os alunos e suas famílias.

Assim, o período que antecede o término do 3º ano EM traz consigo um leque de mudanças e novidades na vida dos estudantes e suas famílias. Como em outros momentos da vida escolar, a conclusão desse período exige um olhar atento e carinhoso, auxiliando os estudantes em suas demandas emocionais, bem como o amparo adequado para a escrita do seu projeto de vida.

É nesse contexto que nasceu o projeto Para sempre Maristas, com o intuito de preparar e auxiliar os estudantes terceiranistas nesse processo de transição. Para a Orientadora Educacional dos Anos Finais e Ensino Médio, Luana Borille, “O terceiro ano por si só é um período bastante intenso para os estudantes, pois além das preocupações com o ano em curso, os jovens apresentam inquietações com avaliações externas e como será a nova rotina pós Ensino Médio."

Para sempre marista​​

O projeto conta com diversas ações que serão realizadas durante o ano e em diferentes formatos como os encontros de formação, rodas de conversa, workshops e palestras.

Para a pedagoga, as ações foram pensadas com o objetivo de não só auxiliar os estudantes na transição entre escola e as novas oportunidades de atuação fora dela, como também repensar o seu projeto de vida.   "O projeto visa auxiliar nossos estudantes a validarem seus sonhos, realizarem projeções futuras, pensarem em seus projetos de vidas, entendendo que momentos felizes e outros nem tanto estarão presentes durante o processo vital", completa Luana.

Conheça algumas inicia​​tivas

Encontro de F​​ormação

Para abrir as atividades do Projeto, na última quarta-feira, dia 30/3, os estudantes das turmas de terceiro ano do Ensino Médio participaram de uma manhã de formação. Os Encontros de Formação são promovidos pelo Serviço de Pastoral Escolar (SPE) e pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), cujos momentos buscam o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando o aprofundamento dos valores cristãos, a busca do bem-estar emocional, social e físico. Na oportunidade as turmas refletiram sobre a caminhada que será traçada durante o ano. Para isso, uma das atividades propostas era a construção do mapa de sentimentos e momentos da turma.​

​​Projeto de​​ Vida

Uma das preocupações de formação educativa do Colégio está relacionada a consolidação do projeto de vida de cada estudante. Para o Coordenador de Pastoral do Colégio, Kassius Kirsten, é importante ressaltar a atuação da escola nesses momentos. “É imprescindível que a escola seja um lugar privilegiado de construção de projetos de vida integrais, que potencializem as muitas dimensões que compõem o ser humano. Nesse sentido, aliar os aspectos conceituais que envolvem a dimensão do projeto de vida ao carisma e tradição marista faz todo o sentido e, para os estudantes, torna-se uma verdadeira oportunidade de dar sentido e gosto a caminhada do terceirão", afirma o educador.

Marista Mais​+

O projeto Marista Mais+ é composto de atividades com videoaulas, lives e novidades de acesso ao conteúdo. Destinado aos estudantes terceiranistas do Ensino Médio, ele complementa os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lançado em 2020, o Marista Mais+ foi estruturado em formato de série, com sete temporadas de cinco episódios cada, todas relacionadas com as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo Enem e a redação. Além disso, o projeto também contou com lives mensais que reuniram estudantes, educadores e famílias dos Colégios da Rede Marista.

Plataforma FTD Minha Escolha - Orienta​ção Profissional​

Em parceria com a FTD Educação, o Colégio disponibiliza uma importante ferramenta para o auxílio na preparação dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior, o teste vocacional Minha Escolha. A plataforma traz questões de autoconhecimento e carreira profissional, e gera resultados a partir do perfil do adolescente e a afinidade com cursos e áreas do conhecimento. Com eles, é possível se aprofundar nos cursos de interesse e tomar uma decisão mais consciente. Com linguagem jovem, o Minha escolha oferece aos estudantes questões de autoconhecimento e profissão. Todo o percurso é orientado pela Vitória, uma personagem adolescente, que explica cada passo e traz informações relativas à entrada na universidade.

​Quer conhecer mais sobre o nosso En​​sino Médio?

Clique aqui e confira.