Navegar para Cima

Notícias

Projeto de vida: estudantes refletem sobre futuro

21/09/2020
Preparação para o futuro
Jovens refletem escolhas e planejam futuro de forma integral

​​​Sabemos que o Ensino Médio é um período na vida escolar dos estudantes que costuma trazer muitos ​desafios, mudanças e escolhas. O autoconhecimento para a construção do projeto de vida é fundamental, especialmente para os concluintes do 3º ano do Ensino Médio, que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.​ Pensando nisso, nessa última sexta-feira, 18/9, os estudantes terceiranistas do Colégio tiveram um momento para pensarem sobre suas escolhas e seus projetos de vida, através de um diálogo com o Serviço de Pastoral Escolar, o Serviço de Coordenação de Turno e o Serviço de Orientação Educacional do Colégio. 

Utilizando a trajetória de São Marcelino Champagnat, com fatos mais emblemáticos de sua vida onde ele precisou realizar escolhas, os estudantes puderam refletir e as escolhas que ele fez e que levaram à fundação do Instituto, fundamentando a importância do processo de discernimento pelo qual nossas juventudes estão passando.

Nesse sentido, os estudantes puderam conhecer as plataformas que dão suporte aos estudantes nesse processo desafiador e significativo pelo qual estão passando​: Minha Escolha da FDT e Projetando o Futuro da PUCRS. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou a iniciativa Projetando o Futuro, que visa auxiliar na construção de projetos de carreira e de vida de estudantes do Ensino Médio.

Uma das propostas da iniciativa é apresentar a Universidade como um espaço de descobertas e desenvolvimento de projetos de vida aos estudantes, a partir de atividades formativas e vivenciais que atendem às necessidades do novo Ensino Médio. Com esse contato, espera-se criar um olhar para o futuro de maneira integral, além de mostrar a estrutura e os diferenciais da PUCRS.​​​​​


Saiba mais 

O Projetando Futuro é uma iniciativa multiformato que pretende contribuir no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes. A plataforma online criada pela Universidade aborda tópicos ligados ao dia a dia dos estudantes, todos produzidos por especialistas para incentivar o autoconhecimento. Possibilitando, dessa forma, uma reflexão ao jovem sobre quem ele é, que relações estabelece e qual seu papel na sociedade.

Por ser promovido pela PUCRS, o Projetando o Futuro está totalmente alinhado com o jeito marista de educar, fomentando o protagonismo e a construção do projeto de vida de forma integral, não somente com questões ligadas à carreira. Dessa forma, nossos estudantes terão acesso direto à plataforma, utilizando-a como um complemento às atividades realizadas em aula sobre a temática. 


Siga também nossos outros canais:

Instagram: @maristaassuncao​​

Facebook: Colégio Marista Assunção