Semeando afetos em tempos de isolamento social

14/09/2020
Projetos
Estudantes do N1 da Educação Infantil participam de vivências de interações remotas

​Em tempos de isolamento social, acreditar no valor e potência do afeto para o desenvolvimento das inteligências da criança se torna ainda mais importante. Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças​ assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização,  a cooperação e a solidariedade.​ São nas primeiras relações que a criança aprende a interagir, se comunicar e desenvolver a capacidade de empatia.

Acreditando que, mesmo distantes, é possível proporcionar uma vivência de interação remota e criar pontes entre famílias e escola, revisitando estudos, pesquisando e conversando com a Orientadora Educacional do Colégio, Gisele Rebolho Almeida, foi idealizado o projeto o “Semeando Afetos” com os estudantes do Nível 1 da Educação Infantil.

A ação foi um convite às famílias a seguirem ao nosso lado no espírito de família, semeando juntos. Pois, neste momento atípico que vivemos, elas fizeram a escolha de plantar por princípio a confiança, e de nossa parte, adubamos com afeto. As famílias seguiram plantando esperança e assim, juntos, semeando o conhecimento das crianças. Desta forma, escolhemos plantar paciência e juntos colheremos frutos de um belo futuro! Assim, poder contar com as famílias nessa semeadura, foi ter certeza de que mantemos vivos nossos valores maristas e somos gratos por entrarem junto conosco em tempos de incerteza e se mantido até que juntos possamos sair dele.

Segundo a professora do N1 da Educação Infantil, Cláudia Salles, "não há distância quando temos a certeza do reencontro e que precisamos respeitar o tempoespaço das crianças e suas necessidades".​ As crianças puderam, no dia 10/9, através da plataforma Teams, plantar as sementes que receberam nos kits, proporcionando um momento bastante significativo nessa caminhada deles.​

WhatsApp Image 2020-09-15 at 12.45.53 (1).jpegWhatsApp Image 2020-09-14 at 20.32.05.jpeg

Siga também nossos outros canais:

Instagram: @maristaassuncao​​

Facebook: Colégio Marista Assunção​​