Você já pensou em ter super poderes e ser um super-herói/heroína?
A turma do Nível 3B, da Educação Infantil do Marista Assunção, vivenciou essa experiência através de uma proposta realizada junto à equipe da Pastoral Escolar do Colégio.
Nessa proposta, as crianças embarcaram em um mundo de faz de conta e conheceram o "Super Champagnat", com seus superpoderes muitos valiosos: os Valores Maristas.
Inspirados em nosso fundador, os estudantes usaram a criatividade e criaram também os seus super-heróis e super-heroínas.
|
Educação Infantil | Nível 3B |
As crianças do Nível 3B da Educação Infantil do Colégio Marista Assunção, em seguimento ao projeto “Super Marista”, realizaram a construção de um super-herói/heroína. |
|
O projeto ocorreu no primeiro semestre, e seguirá em desenvolvimento no segundo semestre letivo. A intencionalidade do projeto é construir, com as crianças, os valores Maristas, pautado na solidariedade e o cuidado com o outro, através de interações e vivências cotidianas, desenvolvendo empatia, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de agir e pensar.
Para a proposta da construção dos super heróis/heroínas, as crianças participaram de três etapas:
A primeira etapa foi o momento de colocar a mão na massa e construir seu super-herói com materiais reutilizados. Expressando-se livremente por meio da criação de esculturas, as crianças montaram seus super-heróis e super-heroínas. Com produções tridimensionais, a criatividade tomou conta da turma, as criações estavam repletas de significados, assim como a parceira das famílias, que se somaram ao Projeto para a realização dessa proposta.
A segunda etapa foi inspirada na proposta realizada com a equipe da Pastoral Escolar, que, durante um encontro, propôs uma conversa sobre o super-herói São Marcelino Champagnat e os seus super poderes: os valores Maristas. Inspiradas nesse momento, as crianças escolheram um super poder para o seu herói.
A terceira etapa foi apresentar para a turma todo o processo de construção e criação da sua produção. Para isso, foram abertas inscrições, através das quais, cada dia uma criança apresentou a sua produção durante a aula.