Ao trabalhar com projetos, possibilitamos um caminho de construção, o qual oferece para as crianças um papel de protagonista de suas aprendizagens, percebendo a criança como um ser capaz, competente, com um imenso potencial e desejo de crescer.
Na Educação Infantil, os projetos percorrem inúmeras etapas, entre elas, a pesquisa, o aprender em sala de aula para além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, a organização e a expressão dos conhecimentos construídos.
Deste modo, é possível criar experiências e vivências que instiguem a curiosidade da criança, nas quais, elas possam observar, manipular e descrever as ações resultantes em experimentos, conquistando e construindo, assim, a aprendizagem.
Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços que são planejados com a intencionalidade de despertar ainda mais a busca pelo saber.
Diretrizes da Educação Infantil
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa no dia a dia.