Navegar para Cima

Notícias

Variações linguísticas: vamos aprender?

08/09/2020
 
Gislaine Diulio, do Rio de Janeiro, foi a convidada especial para uma live sobre o tema com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

A primeira etapa do Ensino Fundamental traz consigo uma série de novas aprendizagens e desafios. No Marista Roque, os estudantes dos Anos Iniciais vivenciam experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades, competências e conhecimentos.

Nesse sentido, a aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo. Em tempos de distanciamento social, os estudantes do 5º ano utilizaram os meios de comunicação para atravessar fronteiras e estudar as variações linguísticas e os gêneros textuais jornalísticos. 

“Dentro de uma perspectiva sociointeracionolista, pautada pelo respeito à pluralidade linguística e pela análise concreta de uso efetivo, surgiu a ideia de estudar esses assuntos que, linguisticamente, têm tudo a ver com estruturas escritas e orais, compreendendo a língua em distintos pontos de vista", explica a professora Gisiane Grigoletto Binotto.

Curisiodades e conclusões

Durante a live, os estudantes contaram com a participação da esteticista Gislaine Diulio, do Rio de Janeiro, para uma entrevista. Na oportunidade, a convidada esclareceu curiosidades sobre gírias, turismo, situação social e outros assuntos questionados pela turma. “A coletiva rendeu muitos likes e abriu portas para ampliarmos o nosso trabalho", conta a professora do Marista Roque.

Segundo ela, o projeto exigiu estudos prévios, postura, seriedade e aprofundamento nos gêneros jornalísticos, o que levou a conclusões significativas e a importantes discussões sobre as consequências das FakeNews. Gisiane destaca, ainda, que a apresentação dos telejornais, por parte dos estudantes, favoreceu o desenvolvimento linguístico verbal e oportunizou que os mesmos pudessem utilizar o espaço para expor suas ideias.​

Para saber mais sobre os diferenciais dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), clique aqui​