CONSTRUIR VALORES NOS COMPLETA
É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
Atividades especializadas
A música, a educação física e a expressão corporal são trabalhadas nesse nível como um meio para desenvolver a motricidade, a autoestima e o autoconhecimento da criança, além de constituir um meio de integração social. As aulas de Língua Inglesa incrementam o repertório dos estudantes e estimulam diferentes habilidades.
Iniciação Científica
Os estudantes têm contato com o método científico desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Ao longo do ano letivo, desenvolvem projetos pedagógicos que são apresentados para a comunidade escolar na Mostra Compartilhando Saberes, onde as turmas explicam todo o processo de estudo e pesquisa desenvolvido para encontrarem o resultado apresentado. Meio ambiente, alimentação saudável, literatura, costumes e tradições estão entre as temáticas trabalhadas.
Hábitos de Estudo
Diferentes iniciativas buscam motivar o estudante a desenvolver sua própria rotina de estudos. Além do acompanhamento pedagógico, o projeto conta com orientações e materiais específicos, que contribuem para a organização e a construção da autonomia.
Sustentabilidade
A importância de preservar o meio ambiente é tema recorrente no dia a dia e trabalhado por meio de pesquisas e atividades. Além disso, os estudantes têm acesso ao bosque preservado do Colégio, espaço em que acompanham o crescimento de árvores plantadas por eles mesmos.
