Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​BRINCAR NOS COMPLETA 

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.​

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​​

DIFERENCIAIS

Aprender Brincando

Em nossa proposta pedagógica, acredit​​amos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de expressão da criança e sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a autonomia e o protagonismo.​​

Alfabetização e letramento

O processo de alfabetização e letramento é desenvolvido de forma lúdica e criativa, contando com a participação das crianças, que buscam respostas para as suas curiosidades. Em sala de aula e em outros ambientes, promovemos atividades variadas, como elaboração de textos coletivos, hora do conto e práticas culinárias, além do envolvimento das famílias nas tarefas.​

Hábitos saudáveis

Com o objetivo de incentivar as crianças a adquirirem hábitos saudáveis e a terem uma alimentação balanceada, são desenvolvidas iniciativas em sala de aula para que conheçam os benefícios das frutas e verduras. A educação alimentar também é trabalhada por meio de atividades práticas, como a preparação de lanches nutritivos e receitas diversas. 

Ambientes que inspiram a aprendizagem

Considerados parte essencial da proposta curricular, os ambientes são planejados a cada projeto desenvolvido e transformados em espaços de múltiplas vivências e produção de saberes. As iniciativas contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.

mosaico-fotos-ei-02.png