Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Anos Finais | 6º ao 9º ano EF

Aprender por inteiro é enfrentar desafios

ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.​

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​​​

​DIFERENCIAIS​

Formação de Lideranças

Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar, por meio de projetos, debates e dinâmicas de integração. O Grêmio Estudantil e os grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) também representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de lideranças.

Hábitos de Estudo

Pelo acompanhamento constante dos educadores, os estudantes são motivados a criar sua rotina de estudos, desenvolvendo estratégias para qualificar seu rendimento escolar. O projeto também conta com orientações e materiais específicos, como fichas e planilhas, que contribuem para a organização e a construção da autonomia.​

Incentivo à leitura

O hábito da leitura é incentivado nas atividades em sala de aula e na Biblioteca. Também promovemos projetos interdisciplinares, como a Mostra Literária de Curtas do nosso Colégio. Inspirados em clássicos da Literatura, os estudantes dão forma, movimento e voz aos personagens dos livros, produzindo curtas-metragens e documentários baseados em suas leituras.​

mosaico-fotos-site-05.png