ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
MATRIZES CURRICULARESConceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
Formação de
Lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a
construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano
escolar, por meio de projetos, debates e dinâmicas de integração. O Grêmio
Estudantil e os grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) também
representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de
lideranças.
Hábitos de Estudo
Pelo acompanhamento constante dos educadores, os estudantes
são motivados a criar sua rotina de estudos, desenvolvendo estratégias para
qualificar seu rendimento escolar. O projeto também conta com orientações e
materiais específicos, como fichas e planilhas, que contribuem para a
organização e a construção da autonomia.
Incentivo à leitura
O hábito da leitura é incentivado nas atividades em sala de
aula e na Biblioteca. Também promovemos projetos interdisciplinares, como a
Mostra Literária de Curtas do nosso Colégio. Inspirados em clássicos da
Literatura, os estudantes dão forma, movimento e voz aos personagens dos
livros, produzindo curtas-metragens e documentários baseados em suas leituras.