CONSTRUINDO VALORES
É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
Salas de aula do 1º ano
Espaços adequados à faixa etária, alinhados com a proposta educativa, promovendo uma metodologia por agrupamento, com mobiliário móvel, que facilita e instiga a aprendizagem e o protagonismo.
Plataforma interativa
Por meio de jogos digitais, o Matific desafia o ensino da matemática de forma prazerosa. Os jogos são selecionados de acordo com a intencionalidade do professor, potencializando o raciocínio lógico e o pensamento crítico do estudante.
Reforço de aprendizagem
Acontece no turno inverso, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, alinhado com as necessidades individuais que o estudante apresenta em seu percurso de aprendizagem.
Projetos pedagógicos
Nos Anos Iniciais, os projetos interdisciplinares interligam as áreas do conhecimento, promovendo a ampliação das aprendizagens e atitudes investigativas.