MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA
Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.
Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.
Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
Conhecendo Porto Belo
Projeto interdisciplinar que possibilita o
estudo da flora, da fauna e da geografia do litoral catarinense. O objetivo é
compreender a relação dos seres vivos com o meio e o resultado de todas as
interações realizadas nesse âmbito. Na viagem, os estudantes aprendem, na
prática, os ensinamentos construídos em sala de aula.
Formação de lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a
construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano
escolar. O Grêmio Estudantil e os grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista
(PJM) também representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e
formação de lideranças.
Iniciação Científica
A partir de diferentes temas da atualidade, os estudantes
produzem trabalhos interdisciplinares, tendo como base o método científico. Os
resultados das pesquisas são apresentados em diferentes momentos, como na Mostra de Iniciação Científica local e da Rede Marista, em que as turmas realizam
todas as etapas de um trabalho acadêmico, na forma que é exigida pelas
universidades.
Pensando no futuro
A construção do projeto de vida envolve escolhas pessoais e
profissionais, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a
sociedade. Por isso, incentivamos o estudante a refletir sobre tudo isso por
meio da realização de atividades práticas de autoconhecimento e integração.
Paralelamente, o projeto de orientação profissional contempla testes
vocacionais, palestras e visitas a universidades.