Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência humana

​MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.​

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Pro​jet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​​​

​DIFERENCIAIS

Conhecendo Porto Belo

Projeto interdisciplinar que possibilita o estudo da flora, da fauna e da geografia do litoral catarinense. O objetivo é compreender a relação dos seres vivos com o meio e o resultado de todas as interações realizadas nesse âmbito. Na viagem, os estudantes aprendem, na prática, os ensinamentos construídos em sala de aula.

Formação de lideranças

Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar. O Grêmio Estudantil e os grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) também representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de lideranças.

Iniciação Científica

A partir de diferentes temas da atualidade, os estudantes produzem trabalhos interdisciplinares, tendo como base o método científico. Os resultados das pesquisas são apresentados em diferentes momentos, como na Mostra de Iniciação Científica local e da Rede Marista, em que as turmas realizam todas as etapas de um trabalho acadêmico, na forma que é exigida pelas universidades.

Pensando no futuro

A construção do projeto de vida envolve escolhas pessoais e profissionais, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. Por isso, incentivamos o estudante a refletir sobre tudo isso por meio da realização de atividades práticas de autoconhecimento e integração. Paralelamente, o projeto de orientação profissional contempla testes vocacionais, palestras e visitas a universidades.​

mosaico-fotos-site-06.png