Navegar para Cima

Projetos

Mostra Literária de Curtas

Atividade envolve estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio na produção de curtas-metragens e documentários.

​​​​​Inspirados em clássicos da literatura, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Marista Roque dão forma, movimento e voz aos personagens dos livros em curtas-metragens e documentários. A intenção da Mostra Literária de Curtas, é integrar disciplinas da área das Linguagens e de outras do conhecimento para incentivar o gosto pela leitura. 

A atividade surgiu informalmente em 2011 na sala de aula. Desde 2015, ela possui regulamento específico e uma data onde todas as filmagens são apresentadas e reconhecidas com o troféu Champagnito, conforme a categoria.

O trabalho tem início com a indicação de uma lista de obras. Depois da leitura, os estudantes fazem uma prova oral e elaboram um roteiro. O projeto também introduz as turmas à linguagem audiovisual. Os vídeos são produzidos com equipamentos próprios, como câmeras digitais e smartphones. Além disso, palestras com profissionais da área dão instruções de como desenvolver as produções.

Aprendizado na prática

As habilidades desenvolvidas dentro da Mostra Literária de Curtas se refletem dentro e fora da sala de aula. Na disciplina de Literatura, por exemplo, os estudantes passam a ter mais facilidade em analisar profundamente um tema, fazendo referência aos livros com propriedade. 

A atividade também propicia experiências práticas na discussão literária, tornando conceitos como verossimilhança mais claros. O projeto também estimula o trabalho em grupo, herança levada para o resto da vida. Ao fim de cada edição os estudantes demonstram mais respeito às diferenças e passam a ter mais responsabilidades.