Itinerários de Formação Interdisciplinar (IFIS) 2025
Confira a seguir, as opções disponíveis para matrícula dos estudantes do Ensino Médio Marista.
1º ano - Ensino Médio I O estudante deverá realizar a matrícula em 1 IFI presencial (Intensivo Marista PSS1) e em 1 IFI híbrido, disponibilizado pela Rede Marista, entre as opções a seguir.
2º ano - Ensino Médio I O estudante deverá realizar a matrícula em 2 IFIS, optando entre o IFI PSS2 (presencial), o IFI de Língua Espanhola (presencial) ou um IFI híbrido, disponibilizado pela Rede Marista, entre as opções a seguir.
3º ano - Ensino Médio I O estudante deverá realizar a matrícula em 3 IFIS, optando entre o IFI PSS1, PSS2 ou PSS3 (presencial), o IFI de Língua Espanhola (presencial), o IFI de Técnicas de Escrita ou um IFI híbrido, disponibilizado pela Rede Marista, entre as opções a seguir.
IFI - Intensivos Maristas PSS1, PSS2 e PSS3
PSS1 - A disciplina do INTENSIVO MARISTA PSS1 propõe desenvolver competências, através da realização de questões contextualizadas que contemplam as Habilidades de Referência adaptadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, divididas pelas grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens e suas tecnologias. As aulas do Intensivo PSS1 contemplam as Habilidades de Referência do 1º Ano do Ensino Médio.
PSS2 - A disciplina do INTENSIVO MARISTA PSS2 propõe desenvolver competências, através da realização de questões contextualizadas que contemplam as Habilidades de Referência adaptadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, divididas pelas grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens e suas tecnologias. As aulas do Intensivo PSS2 contemplam as Habilidades de Referência do 2º Ano do Ensino Médio.
PSS3 - A disciplina do INTENSIVO MARISTA PSS3 propõe desenvolver competências, através da realização de questões contextualizadas que contemplam as Habilidades de Referência adaptadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, divididas pelas grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens e suas tecnologias. As aulas do Intensivo PSS3 contemplam as Habilidades de Referência do 3º Ano do Ensino Médio.
IFI - Língua Espanhola
Entre as unidades de conteúdos que serão trabalhadas estão: Identidad – Quién y cómo somos; Estrategias de lectura y comprensión lectora; Nuestros gustos y preferencias: Nuestra historia; Contando historias.
IFI - Técnicas de Escrita
Entre as unidades de conteúdos que serão trabalhadas estão: Gêneros do argumentar - Aspectos sociocomunicativos, estruturais e lingüísticos; Estratégias de argumentação - Da defesa à refutação de argumentos; Articulação Textual - Coesão e coerência; Práticas argumentativas - Escrita e reescrita.
IFIS - Híbridos
Ciências da Saúde e da Vida I O percurso investigativo de Ciências da Saúde e da Vida abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.
Contextos e Movimentos do Século XXI I Este itinerário dará ênfase ao protagonismo juvenil frente ao mundo contemporâneo, à política, sociedade e às mídias, além de relações inerentes à geopolítica e à sustentabilidade. Por meio de iniciativas de intervenção sociocultural que unem investigação científica e desenvolvimento pessoal, serão potencializadas habilidades essenciais ao jovem do século XXI, como comunicação assertiva, análise e produção de diferentes mídias, gestão de tempo e apresentação em público. As temáticas serão problematizadas através de conceitos socioculturais e políticos fundamentais para a identificação de soluções para questões cotidianas e globais, em prol de uma sociedade cooperativa, solidária, justa, ética e sustentável.
Educação Financeira I A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o percurso de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.
Processos criativos em múltiplas linguagens I A partir de conceitos e teorizações que estimulam os estudantes a conectar os conhecimentos produzidos em sua jornada de aprendizagem, este percurso propõe que os jovens ampliem sua forma de ver, estar e interagir com o mundo por meio da investigação, pesquisa e diálogo com diferentes realidades.