Navegar para Cima

Notícias

Entendendo o cérebro da criança para educar melhor é tema de formação para famílias

09/05/2022
Formação
Ciclo de palestras é iniciativa da Associação de Pais e Mestres (APM)

​​​​​​​​​​​Entendendo o cérebro da criança para educar melhor será o tema do ciclo de palestras para famílias. Promovida pela Associação de Pais e Mestres do Marista Santo Ângelo em parceria com o Colégio, a capacitação contará com quatro encontros conduzidos pelo Consultor em Educação do Instituto Anima Mundi para o Desenvolvimento Humano e Social, Keivan Saberin.

Para a melhor organização dos encontros, é necessário confirmar a presença nas palestras preenchendo o formulário disponível no link https://bit.ly/38hlTrF. A inscrição é gratuita.

Saiba mais sobre as palestras: 


Conecte-se ao cérebro do seu filho para educar melhor

Data: 16 de maio    Horário: 19h30    Local: Salão Azul

O nosso cérebro tem muitas partes diferentes com funções diversas. Ele está em desenvolvimento e continua em construção até, aproximadamente, os 25 anos de idade. Por exemplo, sabemos que o lado esquerdo do cérebro nos ajuda a pensar logicamente e a organizar pensamentos em frases. Já o lado direito ajuda a sentir emoções e a ler sinais não verbais. O desafio para as famílias é colaborar para que seus/suas filhos/as usem tanto o lado esquerdo (lógico) quanto o direito (emocional) de forma integrada, como uma equipe. Assim, quando os/as filhos/as estiverem chateados, devemos primeiro nos conectar emocionalmente e, então, depois que estiverem mais controlados/as e receptivos/as, aplicar as lições da disciplina do cérebro esquerdo para que possam encontrar sentido na experiência e se sentir no controle da situação. 

Desenvolvendo o cérebro do filho por inteiro para melhor educar

Data: 30 de maio     Horário: 19h30     Local: Salão Azul 

Uma das habilidades mais importantes que podemos ensinar aos nossos/as filhos/as é tomar boas decisões em situações de grande emoção (raiva, fúria, etc). Queremos que façam uma pausa antes de agir, que pensem nas consequências, considerem os sentimentos dos outros e façam julgamentos éticos e morais. Às vezes, eles/as se comportam de modo a nos deixar orgulhosos. Outras vezes, não. O que faz nossos/as filhos/as escolherem seus atos com tanta sabedoria em determinados momentos e tão mal em outros? Nesta palestra, será analisado o que acontece na parte mais alta e na parte mais baixa do cérebro e como podemos ajudar as crianças e adolescentes a desenvolverem e construirem uma conexão por inteiro usando as técnicas práticas e simples que a neurociência nos oferece.

Integrando a memória para um crescimento maduro

Data: 13 de junho     Horário: 19h30     Local: Salão Azul 

Uma das tarefas mais desafiadoras para as famílias é ajudar seus/suas filhos/as a tornarem explícitas (claras) as suas memórias implícitas (ocultas), para que as experiências passadas, em especial as negativas, não os afetem de maneira debilitante. Nesta palestra, são apresentadas técnicas simples e exemplos práticos da vida cotidiana que demonstram como as famílias podem ajudar seus/suas filhos/as a enfrentarem as memórias negativas de forma positiva para que possam crescer com maturidade. 


​A Neurociência da Disciplina Positiva 

Dicas Práticas para Educar Melhor


Data: 27 de junho     Horário: 19h30     Local: Salão Azul

Todos os pais procuram fazer o melhor que podem, mas as melhores intenções nem sempre produzem os melhores resultados. Muitas vezes as crianças se comportam mal quando se sentem desestimuladas e frustradas em sua necessidade de receber amor e atenção. Os responsáveis precisam de princípios básicos que os ajudem a se aproximar dos/as filhos/as, a como estimular neles o autorespeito, a autodisciplina, a cooperação e o bom comportamento.
Assim sendo, estabelecer limites adequados e corrigir os maus hábitos da criança exige disciplina positiva e não punitiva.
A forma como os pais lidam com ela diz muito do futuro comportamento do indivíduo.
Nesta palestra, as famílias recebem orientações básicas e práticas para uma disciplina amorosa e firme.