Navegar para Cima

Notícias

Estudantes analisam objetos celestes em atividade interdisciplinar

21/05/2021
Nosso jeito de educar
Pesquisas do 9º ano EF envolveram Física, Matemática e Tecnologia.

​​​Com o auxílio de um recurso tecnológico​, as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental​ colocaram em prática aprendizagens conquistadas em sala de aula e fizeram novas descobertas sobre objetos celestes. Proposta pelos professores de Física e Matemática, Eduardo de Alcantara Nascimento e Ben Hur Santos dos Anjos, respectivamente, a atividade interdisciplinar possibilitou a conexão entre as áreas do conhecimento e incentivou o protagonismo dos estudantes.

Utilizando o aplicativo Star Walk 2, os grupos foram desafiados a identificar duas estrelas, a temperatura e a classificação das mesmas, além de pesquisar sobre dois planetas. A idade, dimensão, composição e aparência dos objetos celestes​ também foram alguns dados que apareceram nas pesquisas. Posteriormente, os estudantes calcularam a distância dos corpos celestes em relação à Terra.

trabalhodefisicaematematica.JPG

SOBRE O APLICATIVO

Para desenvolver o trabalho em casa, os estudantes instalaram em seus smartphones o Star Walk 2. Com esse aplicativo, é possível descobrir dados astronômicos direcionando a câmera do dispositivo para o céu, conforme sua localização e horário.

trabalhodefisicaematematica3.jpeg

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, todas as atividades que envolvem tecnologias educacionais são conectadas com o que é vivenciado nas áreas do conhecimento, proporcionando uma ação reflexiva e criativa na aprendizagem dos estudantes. No Marista Santo Ângelo, esse trabalho tem envolvido aplicativos e softwares educativos, bem como a Robótica Educacional. ​