Navegar para Cima

Notícias

Estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio avaliam os conhecimentos em simulado

10/06/2021
Preparação para o futuro
O exame tem como objetivo avaliar habilidades e trazer subsídios para educadores e estudantes

​​​​​​​​​Com o objetivo de realizar uma entrega educacional de excelência, nesta semana, nosso Colégio está aplicando simulados para as turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio. A avaliação online, feita a partir de uma parceria da FTD Educação e com a plataforma Estuda.com, ocorreu na quinta-feira, 10/6, para estudantes do 6º ao 9º ano EF. Já para os jovens do Ensino Médio está agendada para os dias 11 e 12/6.

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta é a primeira vez que o Simulado ocorre e, partir de agora, será aplicado em cada trimestre​. Nesse momento foram avaliadas as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de questões curricular​es específicas e uma proposta de redação. A avaliação voltada para o Ensino Médio, que já tem realizado trimestralmente os testes, trará assuntos presentes na matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta é mais uma oportunidade para o estudante simular a experiência de uma avaliação em larga escala, assim como observar o que tem desenvolvido ao longo de sua trajetória escolar. Com os resultados, podemos acompanhar o desenvolvimento das habilidades previstas em cada etapa de ensino e aprimorar cada vez mais a nossa entrega.

Destacamos a importância de os estudantes participarem de forma comprometida do Simulado e do incentivo das famílias aos seus filhos, afinal, esse é um aporte pedagógico que nos trará contribuições significativas. A avaliação complementa os estudos realizados em sala de aula, com devolutivas detalhadas das questões e da redação. "Assim que estiverem disponíveis, os resultados serão divulgados aos estudantes na própria plataforma, gerando um mapa de competências e habilidades já construídas e apontando as prioridades de estudo", destaca a coordenadora pedagógica Rayane Recchi. De acordo com ela, os dados ainda serão utilizados pelo Serviço de Coordenação Pedagógica para avaliar junto aos educadores quais habilidades precisam ser mais trabalhadas.