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Estudantes desenvolvem e apresentam pesquisas científicas

30/10/2018
Iniciação Científica
Colégio incentiva a participação de estudantes e educadores em eventos científicos.

​​​​A iniciação científica é desenvolvida diariamente no Colégio, através de projetos interdisciplinares e sequências didáticas que envolvem todas as áreas do conhecimento. Nos dias 19 e 20/10, durante a 19ª Multifeira Pedagógica, as famílias conheceram as pesquisas elaboradas e atividades realizadas ao longo do ano pelas turmas, que abordaram assuntos como sustentabilidade, comunicação, alimentação saudável, sistemas de saúde, economia, globalização, mobilidade urbana, entre outros. 

Também no segundo semestre, o Colégio incentivou a participação de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em outros eventos de iniciação científica, oportunizando aos jovens a partilha de suas descobertas e auxiliando na preparação para os futuros desafios acadêmicos. No mês de setembro, seis pesquisas foram apresentadas na Mostra Marista de Iniciação Científica, realizada na PUCRS, em Porto Alegre. Os trabalhos envolveram assuntos como agricultura e meio ambiente, empoderamento feminino e plataformas gratuitas para a criação de aplicativos. 

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Também na PUCRS, durante o I Simpósio Juventudes Contemporâneas, foi apresentado por estudantes santo-angelenses o artigo Juventudes e pertencimento: considerações sobre constituição da relação de pertença à escola. Para a educadora Luthiane Valença, que desenvolveu o trabalho junto às turmas, participar dos eventos científicos permite que os professores e jovens ampliem seu repertório cultural. “Desta forma, temos contato com outros pesquisadores e podemos construir novas aprendizagens que serão compartilhadas no espaço escolar, qualificando o processo pedagógico”, avalia.

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Estudantes maristas do Ensino Médio ainda estiveram presentes na Mostra de Tecnologia, Educação e Ciência (M-tec) do Instituto Federal Farroupilha (IFF). Na oportunidade, o estudo sobre o Uso de defensivos em plantas no Brasil recebeu o título de Destaque da área Recursos Naturais na modalidade Pôster. 

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Segundo as educadoras Olívia Store e Helen Dagiós, que também acompanham o desenvolvimento das pesquisas no Colégio e participações em eventos de cunho científico, é importante que os estudantes da educação básica tenham contato com a pesquisa científica e se insiram desde cedo na vida acadêmica. “Os adolescentes e jovens são desafiados a aprofundarem seus conhecimentos e a trabalharem com prazos e normas. Além disso, têm a oportunidade de trocar experiências com outros estudantes e professores, agregando novos saberes aos seus trabalhos”, destacam.