Intercâmbio online promove troca de experiências entre professores da Educação Infantil

07/10/2020
Educadoras do Marista Santo Ângelo falaram sobre o conceito Espaço Educador

​​​​Professoras da Educação Infantil do Colégio Marista Santo Ângelo, a coordenadora pedagógica Ana Claudia da Silva e a orientadora educacional Rosenara Frederich participaram do Intercâmbio Marista, que envolveu em rodas de conversa os educadores da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista)​ e da Província Cruz Del Sur, que contempla instituições da Argentina, Uruguai e Paraguai. O evento online foi transmitido pela ferramenta Microsoft Teams, entre os dias 28/9 e 2/10.

O objetivo do Intercâmbio Marista foi a partilha de práticas e experiências de implementação da proposta pedagógica da Educação Infantil nos diferentes países. O encontro envolveu conversas sobre infâncias, planejamento pedagógico e registros, documentação pedagógica, projetos pedagógicos, escuta e espaço educador.

​Para tanto, algumas escolas foram convidadas a relatar sua trajetória acerca das temáticas. “Nós do Marista Santo Ângelo​ apresentamos na roda de conversa sobre o conceito Espaço Educador”, conta a coordenadora Ana Claudia, que, junto com a orientadora Rosenara e a professora Bruna Penke, teve a oportunidade de contar as experiências envolvendo os espaços das salas de aula e de outros ambientes do Colégio.

​​ Texto auxiliar da imagem

As educadoras Bruna Penke, Rosenara Frederich e Ana Claudia da Silva falaram sobre Espaço Educador

Espaço Educador

Nesses espaços (também chamados de ambientes/territórios pedagógicos), a criança ocupa o lugar de protagonista, fazendo escolhas, expressando suas ideias e construindo conhecimentos. Como destaca Ana Claudia, a construção dos cantos pedagógicos devem envolver a escuta e o olhar atento do educador, bem como a participação das crianças, para que esses espaços sejam flexíveis, dinâmicos e que reflitam a identidade da turma. “Deve haver estética/harmonia entre os recursos, diversidade de materiais para aguçar a curiosidade e o desejo de aprender, além de elementos da natureza que oferecem tantas possibilidades”, comenta.

WhatsApp Image 2020-10-06 at 11.51.05 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-10-06 at 11.51.05.jpeg