A participação da família na escola é fundamental para que as crianças se sintam incentivadas na busca pelo conhecimento. Neste momento de suspensão de aulas presenciais em decorrência da pandemia do coronavírus (covid-19), o envolvimento dos responsáveis é ainda mais importante para que se mantenha uma rotina de estudos focada e de qualidade, haja visto a mudança que ocorreu nos hábitos diários.
Veruska Olszewski, mãe do Caetano Dalcin do Nível 3 da Educação Infantil do Marista Santo Ângelo, tem realizado as atividades que envolvem brincadeiras, construções e pesquisas com ele. Além disso, ela ainda acompanha o desenvolvimento das tarefas do filho Benício, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental.
“O modo de ensino domiciliar exigiu muita atenção e tenho certeza que não está sendo fácil para as famílias, pois estar em casa é convidativo para fugir das atividades escolares. Com certeza, estamos vivendo uma experiência sem precedentes. E como toda novidade, exigiu de nós, pais, paciência e adaptações”, comenta Veruska.
Já Patrícia Viera Koch, mãe da estudante Mariana do Nível 1, complementa que a presença da família é fundamental neste momento para auxiliar nas atividades, além de dar atenção, carinho e segurança para as crianças, pois todos estamos passando por um momento difícil e que nos deixa apreensivos.
Dicas simples para ajudar na rotina
A Orientadora Educacional Rosenara Frederich dá algumas dicas de bons hábitos para serem adotados nesta fase de estudos em casa pelas famílias da Educação Infantil, que podem ser aplicadas no decorrer de todo o ano letivo. Ela destaca a importância de a família ter um horário para a realização das atividades escolares enviadas pelas educadoras. Mas ainda devem haver momentos de lazer e organização dos brinquedos, bem como pausas para o descanso. “Também não podemos nos descuidar da higiene para a prevenção da covid-19 e manter uma alimentação saudável”, sugere.
As atividades indicadas pelas educadoras da Educação Infantil para as aulas domiciliares vão ao encontro destas dicas, pois envolvem as crianças e os responsáveis na produção de massa de modelar, brincadeiras com tintas, preparação de alimentos em família, leituras, confecção de fantoches, construções com materiais não estruturados e reaproveitáveis, pesquisas na internet e jogos matemáticos. Além disso, também são convidados a descobrirem novos sons utilizando diferentes recursos disponíveis em casa e, ainda, a elaborarem um diário de bordo, onde registram as emoções que cada vivência proporcionou.
Salienta-se que todas as propostas encaminhadas pelas professoras para as famílias são orientadas e acompanhadas pela coordenadora pedagógica, Ana Claudia da Silva. Elas seguem os dois eixos estruturantes da Educação Infantil: interações e brincadeiras, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Empenho e compreensão das famílias
As famílias do Benício e da Mariana têm seguido as orientações enviadas pelo Colégio e desenvolvido as atividades pedagógicas da melhor forma possível.
Patrícia destaca a importância de manter uma rotina e conta que a Mariana recebe as tarefas com muito carinho, relembrando momentos vivenciados em sala de aula: “Ela desenvolve as propostas fazendo comentários sobre as professoras e colegas, sustentando um vínculo com a escola”, comenta a mãe.
Para Veruska, o isolamento social já é uma medida extrema e que causa estresse até mesmo nas crianças. Assim, tenta realizar as atividades de maneira prazerosa com os filhos. “Vejo que, de certa forma, o momento trouxe benefícios às famílias, que ficaram mais unidas, passam mais tempo juntas e os pais acompanham de pertinho os filhos, o que estão aprendendo e vivenciando”, evidencia.
Ela ainda comenta que a experiência jamais será esquecida e representou algo novo tanto para os pais e estudantes quanto para os professores. E, neste sentido, a Veruska ressalta como o Marista Santo Ângelo foi ágil e esteve preparado para se reinventar. No entanto, acredita que a modalidade de estudos domiciliares jamais substituirá a escola com aulas presenciais, mas, como as demais famílias maristas, entende que foi uma medida necessária e é importante a cooperação de todos.
Assim, as famílias têm a expectativa desta fase passar, deixando grandes lições conquistadas no período de isolamento social. “Enfim, voltaremos ainda mais unidos como comunidade escolar”, afirma Veruska.